Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/4642
Autoria: Sequeira, Nuno
Orientação: Silva, Rui Vinhas da
Data: 2012
Título próprio: Pegada económico-social dos sistemas de inovação em rede: o caso da Brisa Inovação e Tecnologia
Referência bibliográfica: SEQUEIRA, Nuno - Pegada económico-social dos sistemas de inovação em rede: o caso da Brisa Inovação e Tecnologia [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2012. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/4642>.
Palavras-chave: Reputação
Personalidade corporativa
Inovação
Marketing
Resumo: As relações business to business (B2B) caracterizam-se por parcerias estratégicas entre as empresas e um conjunto de stakeholders (Campbel et al., 2010), como fornecedores, clientes ou centros de investigação. Qualquer falha na selecção do parceiro correcto pode prejudicar a sobrevivência de ambos. Dentro deste modelo simbiótico, marcado pela interacção, por diferentes experiências, impressões, crenças e conhecimentos que os diferentes intervenientes têm relativamente às organizações, está latente o conceito de reputação. Este trabalho, para além de procurar quantificar a pegada económica e social da Brisa Inovação e Tecnologia (BIT) - empresa que actua no mercado através de um modelo de inovação em rede - e propor um conjunto de métricas para a medição desta actividade, procura também avaliar a reputação corporativa desta empresa. Recorrendo à metáfora da personificação, este trabalho procura identificar oportunidades de melhoria quer ao nível do seu funcionamento interno, quer da relação com os seus diferentes parceiros, por forma a melhor compreender e orientar o negócio no sentido de ocupar uma posição competitiva privilegiada. A avaliação da reputação é realizada através da escala de personalidade corporativa, desenvolvida por Davies et. al (2001), tendo sido proposta uma nova dimensão para a sua análise, adaptada aos mercados B2B.
Business to business (B2B) relationships are characterized by strategic partnerships between companies and a range of stakeholders (Campbell et al., 2010) as suppliers, customers or research centers. A wrong decision on choosing a business partner may harm both’s survival. Within this symbiotic model, marked by the interaction of different experiences, impressions, beliefs and knowledge that different stakeholders have on organizations, underlies the concept of reputation. This thesis, besides looking to quantify BIT’s economic and social footprint - company that acts in the market through an open innovation model - and to propose a set of metrics for the measurement of this activity also tries to evaluate this company corporate reputation. This paper also tries to identify improvement opportunities both in terms of its inner working, or relationships with its partners, to guarantee a better business understanding and management in order to achieve a privileged competitive position. The reputation analysis is performed through the corporate personality scale developed by Davies et. al (2001), to which has been proposed a new dimension for analysis adapted to B2B markets.
Designação do grau: Mestrado em Marketing
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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