Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/4619
Autoria: Amaral, Fátima Raquel Gonçalves
Orientação: Almeida, Filomena
Data: 2012
Título próprio: Inteligência emocional e percepção da performance
Referência bibliográfica: AMARAL, Fátima Raquel Gonçalves - Inteligência emocional e percepção da performance [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2012. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/4619>.
Palavras-chave: Inteligência emocional
Inteligência cognitiva
Auto-consciência
Performance
Emotional intelligence
Cognitive intelligence
Self-consciousness
Performance
Resumo: Muito se tem especulado acerca do tema Inteligência Emocional (IE), da importância que poderá ter nas organizações e no contributo que pode trazer em termos de produtividade. É da maior importância para a organização reter capital humano com valor, capaz de fazer uma gestão correcta das próprias emoções, com a capacidade de se adaptar às situações realizando os objectivos no ambiente organizacional, para que desta forma atinja uma alta performance. No entanto, poucos estudos existem nesta área para que se estabeleça a ponte entre IE e as outras variáveis organizacionais, como ainda, uma ponte que reflicta sobre a existência de correlação entre IE e a performance laboral e a forma como uma influencia a outra. Pretendeu-se assim, com este estudo, perceber até que ponto a IE de cada indivíduo se relaciona com a percepção da performance individual. Os resultados obtidos não foram exactamente os espectáveis. Não se obtiveram correlações tão significativas como o esperado, no entanto, algumas correlações positivas foram encontradas entre as dimensões da IE e as da percepção da performance. Em suma, os dados obtidos apontam para a existência de relação entre algumas das variáveis em estudo e sugerem a necessidade de uma maior investigação neste domínio.
Many have speculated on the subject of Emotional Intelligence (EI), the role it could play in various organizations and the contributions it could bring in terms of productivity. In any organization, it is of the utmost importance to retain valuable human capital, capable of proper self-emotional management, with the ability to adapt to diverse situations while accomplishing the organizational environment’s aims, to, thereby, achieve high performance. However, few studies exist in this area, preventing the establishment of general links between EI and other organizational variables, such as a possible correlation between EI and work performance and their mutual influence on one another. Therefore, the main goal of this study was to determine the extent of how each individual EI is related to the perception of individual performance. The results obtained were not exactly the ones anticipated. The correlations obtained weren’t as significant as expected; however, some positive correlations were, in fact, found in regard to the dimensions of the EI and the perception of performance. In summary, our results point to the existence of a relationship between some of the variables under study and suggest the need for further research.
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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