Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/4575
Autoria: Pinto, Carina Isabel Coelho
Orientação: Mozzicafreddo, Juan
Pereira, Marina
Data: 2011
Título próprio: Proposta de um sistema de informação no âmbito da Unidade Nacional da Rede Eurydice
Referência bibliográfica: Pinto, C. I. C. (2011). Proposta de um sistema de informação no âmbito da Unidade Nacional da Rede Eurydice [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/4575
Palavras-chave: Tecnologias e sistemas de informação
Administração pública -- Public administration
Reforma
Modelo tradicional
New public managment
New public service
Rede Eurydice
Workflows
Eficiência
Eficácia -- Efficiency
Economia -- Economy
Transparência
Qualidade
Reforms
Traditional model
Effectiveness
Transparency
Quality
Resumo: Assegurar que a Administração Pública consegue acompanhar a evolução da sociedade, da cultura e da economia, a par da necessidade de limitar a despesa pública tem sido um dos maiores desafios com que a Administração Pública se tem deparado nas últimas décadas. Como tal, a Administração Pública tem vindo a ser pressionada a melhorar a qualidade dos serviços prestados face à actual e complexa realidade. A introdução das novas Tecnologias e Sistemas de Informação tem tido resultados positivos, nomeadamente, na racionalização e optimização dos recursos financeiros, materiais e humanos da Administração Pública, contribuindo para o aumento da eficiência, da transparência e, consequentemente, da qualidade dos serviços. Neste sentido, o presente Trabalho de Projecto pretende ser um contributo na integração das novas Tecnologias e Sistemas de Informação na Administração Pública, ao apresentar um modelo de um Sistema de Informação que visa apoiar, monitorizar e desburocratizar as actividades desenvolvidas pela Unidade Nacional da Rede Eurydice1, assegurando que o cumprimento destas é realizado com maior eficiência.
To ensure that public administration is able to follow the evolution of the society, culture and economy, alongside the need to limit public spending has been one of the biggest challenges that public administration has encountered in the last decades. As such, public administration has been pressed to improve the quality of service provision given the current and complex reality. The introduction of new Information Technology Systems has had positive results, namely, in the rationalization and optimization of financial, material and human resources in public administration, contributing to increase efficiency, transparency and, consequently, the quality of services. In this sense, the present project work intends to be a contribution to the integration of new Information Technology Systems in public administration, presenting a model of an Information System, in order to support, monitor and debureaucratize activities within Eurydice Network National Unit, ensuring that the compliance of these activities is done with greater efficiency.
Designação do Departamento: Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas
Designação do grau: Mestrado em Administração Pública
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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