Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/4566
Autoria: Cardoso, Sara Loureiro Nunes
Orientação: Garcia-Marques, Leonel
Olson, Kristina
Data: 2011
Título próprio: Listening to the inner child in social cognition: The ontogeny of the dual architecture of social information processing
Referência bibliográfica: Cardoso, S. L. N. (2011). Listening to the inner child in social cognition: The ontogeny of the dual architecture of social information processing [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/4566
ISBN: 978-989-732-157-3
Palavras-chave: Dual-process theories
Person perception
Dispositional inference
Incongruency
Children
Teorias de processamento dualista
Percepção de pessoas
Inferência disposicional
Incongruência
Criança -- Child
Resumo: Studies conducted with children may be highly valuable for the advancement of social cognitive theory testing and building, beyond a strictly developmental scope, and particularly under the framework of the dual-architecture of social information processing. The arguments favouring this thesis are presented through the implementation of 7 studies, grouped in 2 sets. The first set of studies illustrates how research with differently-aged participants (preschoolers to ninth-graders) is useful for testing and informing dual-process theories, such as the three-stage model of person perception (Gilbert, Pelham, & Krull, 1988). Studies 1 and 2 tested, and corroborated, the ontogenetic prediction derived from the model that the situational correction process has a later ontogenetic onset than the dispositional characterization process. Study 3 examined the impact of prior expectancies on the dispositional characterization process, and the ways the obtained results inform the threestage model were discussed. The second set of studies illustrates how research with children is valuable for gathering knowledge about the operation of the more automatic processes, such as the ones involved in incongruency processing in impression formation settings. Studies 4 and 5 investigated participants’ willingness to know more about either a congruently or an incongruently described target-person. Study 6 examined whether participants conceived of a target-person described in incongruent terms as a real person. Finally, Study 7 tested differential recall of expectancy-congruent and incongruent information in 4- to 10-years-old children. Based on these results, hypotheses were generated about the more automatic processing of incongruent information, namely of incongruencyneglect and avoidance.
Estudos com crianças podem ser valiosos para o teste e construção de teorias sóciocognitivas, para além dum âmbito estritamente desenvolvimentista, particularmente sob o enquadramento da arquitectura dualista do processamento de informação social. Sete estudos, agrupados em 2 conjuntos, servem a apresentação de argumentos a favor desta tese. O primeiro conjunto ilustra a utilidade de investigação com participantes de diferentes idades (pré-escolar até 9º ano) para testar e informar teorias de processamento dualista, como o modelo das três-etapas da percepção social (Gilbert, Pelham, & Krull, 1988). Os Estudos 1 e 2 testaram, e corroboraram, a predição ontogenética derivada do modelo de que a correcção situacional é um processo ontogeneticamente mais tardio do que a caracterização disposicional. O Estudo 3 examinou o impacto das expectativas prévias na caracterização disposicional e discutiu-se o modo como os resultados informam o modelo. O segundo conjunto de estudos ilustra o valor de investigação com crianças na acumulação de conhecimento sobre processos mais automáticos, tais como os envolvidos no processamento de incongruência em contextos de formação de impressões. Os Estudos 4 e 5 investigaram a preferência dos participantes por saber mais sobre uma pessoa-alvo congruente ou incongruentemente descrita. O Estudo 6 examinou se os participantes concebiam como real uma pessoa-alvo descrita de forma incongruente. Finalmente, o Estudo 7 testou a recordação diferencial de informação congruente e incongruente com expectativas em crianças de 4 a 10 anos. Com base nestes resultados geraram-se hipóteses sobre o processamento mais automático de informação incongruente, nomeadamente sobre negligência e evitação de incongruência.
Designação do Departamento: Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Designação do grau: Doutoramento em Psicologia Social e Organizacional
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-TD - Teses de doutoramento

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