Skip navigation
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/4545
acessibilidade
Title: O impacto das práticas de monitorização do supervisor no work engagement dos colaboradores
Authors: Craveiro, João Olímpio Bettencourt
Orientador: Tavares, Susana
Keywords: Práticas de monitorização do supervisor
Work engagement
Suporte organizacional percebido
Supervisory monitoring practices
Work engagement
Perceived organizational support
Issue Date: 2011
Citation: CRAVEIRO, João Olímpio Bettencourt - O impacto das práticas de monitorização do supervisor no work engagement dos colaboradores [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2011. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/4545>.
Abstract: O presente estudo explorou a relação entre as práticas de monitorização do supervisor (observação e perguntas) e o bem-estar dos colaboradores, através do work engagement, bem como o papel mediador do suporte organizacional percebido na predição desta relação. Foi proposto que as práticas de monitorização do supervisor podem levar ao aumento ou diminuição do work engagement, consoante sejam percepcionadas como uma exigência ou como um recurso do trabalho, respectivamente. Um estudo correlacional efectuado com 143 colaboradores de diferentes sectores de actividade mostrou que as práticas de monitorização do supervisor têm um impacto diferenciado no work engagement, sendo a observação a única que tem uma relação significativa com este. A análise do modelo Da regressão foi consistente com um modelo de mediação total, em que as práticas de monitorização via observação predizem o suporte organizacional percebido, que por sua vez prediz o work engagement dos colaboradores. São discutias as implicações do presente estudo, em conjunto com as limitações e as sugestões para investigações futuras.
The study examined the relationship between supervisory monitoring practices (observation and asking) and employee well-being conceptualized by work engagement, and de mediating role of perceived organizational support. The author proposed that supervisory monitoring practices may impact differently work engagement, as it is perceived as a work demand or resource. A correlational study with 143 employees showed that only supervisory monitoring practices that included observation predicted work engagement. Regression modeling analyses were consistent with a full mediation model in which supervisory monitoring practices via observation predict perceived organizational support, which in turn predicts work engagement. Implications of the study are discussed, toghether with limitations and suggestions for future research.
URI: http://hdl.handle.net/10071/4545
Designation: Mestrado em Psicologia Social e das Organizações
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
TESEFINALENTREGAR (1).pdf522.97 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.