Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/4475
acessibilidade
Title: Percursos escolares e projectos de vida dos jovens: um estudo de caso num bairro social da cidade de Lisboa
Authors: Marques, Andreia Mora Garcia
Orientador: Ávila, Patrícia Durães
Keywords: Desigualdades sociais e escolares
Percurso escolar
Projectos de vida
Transição para a vida adulta
Social and school inequalities
Educational route
Life projects
Transition to adulthood
Issue Date: 2011
Citation: MARQUES, Andreia Mora Garcia - Percursos escolares e projectos de vida dos jovens: um estudo de caso num bairro social da cidade de Lisboa [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2011. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/4475>.
Abstract: A sociedade educativa enfrenta hoje mudanças e desafios significativos. Um deles é a necessidade e a urgência em combater os (ainda) persistentes fenómenos de insucesso e abandono escolar precoce. Em Portugal, têm sido desenvolvidas, nos últimos anos, políticas específicas visando contrariar os referidos fenómenos, procurando-se, assim, equiparar os níveis de qualificação da população portuguesa aos da média europeia. No quadro das políticas que têm vindo a ser adoptadas destaca-se a diversidade de modalidades de educação e formação, que possibilitam uma multiplicidade de percursos alternativos ao ensino regular. Com o objectivo de perceber a influência que o percurso escolar dos jovens tem nos seus projectos de vida, desenvolveu-se a presente investigação, assente num estudo de caso, que envolveu jovens residentes num bairro social da cidade de Lisboa, com percursos escolares diversificados. Os resultados apontaram para uma relação entre o percurso escolar, que foi desdobrado em variáveis caracterizadoras (escolaridade completa, número de retenções, abandono escolar precoce e a frequência de modalidades de educação e formação), e os projectos de vida dos jovens, diferenciados nas dimensões escolar, profissional e familiar. Foi também construída uma tipologia de transição para a vida adulta para os jovens em estudo, no seguimento do quadro teórico traçado, que distinguiu os jovens em percursos de transição de vulnerabilidade social, mobilidade ascendente e encruzilhada progressiva ou desprovida.
The educational society faces significant changes and challenges. One is the need and urgency to combat the phenomena of failure and drop outs. In Portugal, have been developed over the last years, specific policies aimed counteracting those phenomena, seeking as well to achieve equal qualifications levels between Portuguese population and the European average. Within the framework of policies that have been adopted stands out the diversity of learning modalities which enable a variety of alternative routes to the regular education. In order to realize the influence that the educational route has in youngster’s life projects, it was developed in this research, based on a case study, a population study involving young people residing in a social neighbourhood of Lisbon with different academic pathways. The results have pointed to a relation between the educational route, based on characterizing variables (school degree, number of retentions, early school drop outs and the frequency of alternative routes), and the young life projects, distinguished in dimensions of school, work and family. It was also created a typology of transition to the adult life in the study population, supported by the theoretical framework outlined, that distinguished the youngsters in transition paths of social vulnerability, upward mobility and in a progressive or devoid crossroad.
URI: http://hdl.handle.net/10071/4475
Designation: Mestrado em Sociologia
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
Dissertação-Andreia Marques.pdf870.82 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.