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http://hdl.handle.net/10071/4456
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Title: Determinantes do "spread" relativo ao crédito bancário em Portugal
Authors: Batista, Ricardo Jorge Ribeiro
Orientador: Pereira, João Pedro
Keywords: Pricing
Processo de crédito
Empréstimos bancários
Risco de crédito
Empréstimos
Tomada de decisão
Banco
Crise bancária
Credit risk
Credit markets
Bank lending
Banking
Banking crisis
Borrowing
Risk taking
Decision making
Issue Date: 2010
Citation: BATISTA, Ricardo Jorge Ribeiro - Determinantes do "spread" relativo ao crédito bancário em Portugal [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2010. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/4456>.
Abstract: Este trabalho analisa como é formado no mercado de crédito português o pricing associado ao crédito, mais conhecido por spread, e os principais factores que o caracterizam. Através duma breve análise ao mercado de crédito é possível constatar as crescentes dificuldades, quer na concessão de crédito às famílias e empresas quer na sua obtenção por parte das instituições financeiras. Sendo o mercadoportuguês muito concentrado, a partilha de informação é reduzida, reflectindo ainda mais asdificuldades na obtenção do crédito. Com o Acordo de Basileia II e a apresentação no novo Acordo de Basileia III a determinação de factores que condicionam o crédito tem um carácter cada vez mais importante para as instituições de crédito, nomeadamente para as que utilizam métodos de ratings internos na análise de risco de crédito e apresentam baixos rácios ao nível do seu capital (ex: Tier 1). Para melhor compreender o processo de formação do pricing associado ao crédito, realizei junto duma entidade bancária nacional (MillenniumBCP), uma recolha de dados, relativos às operações de crédito de modo a utilizar esses dados no cálculo do spreade demonstrar a importâncias das condicionantes implícitas, sem esquecer o relacionamento com o cliente.
This study is an analysis on how pricingassociated to credit, better known as spread, and its key features, is formed in the Portuguese credit market. Through a brief analysis of the credit market it ispossible to observe the increasing difficulties, whether in credit or in its obtainingprocess by families, enterprises and banks. As the Portuguese market is highly concentrated, sharing information is reduced, furthermore reflecting the difficulties in obtaining credit. With Basel II Agreement and the presentation of thenew Basel III the setting of factors that condition the credit is increasingly importantfor credit institutions, namely for those which use internal ratings in the analysis of credit risk and have low ratios on the level of its capital (ex: Tier 1). To better understand the formation process of pricing associated to credit, i collected data in a national bank related (MillenniumBCP) to credit operations in order to use these data to calculate the spread and show the importance of restrictions implied, without forgetting the relationship with the customer.
Description: Projecto / G21, D81
URI: http://hdl.handle.net/10071/4456
Designation: Mestrado em Finanças
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado



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