Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/4339
Autoria: Vale, João Carvalho do
Orientação: Faria, Hugo
Data: 2011
Título próprio: Marketing viral: vírus inVitro
Referência bibliográfica: VALE, João Carvalho do - Marketing viral: vírus inVitro [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2011. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/4339>.
Palavras-chave: Marketing viral
Passa-palavra
Natal digital
Meio digital
Viral marketing
Word-of-mouth
Digital nativity
Online media
Resumo: Hoje em dia, o papel dos consumidores-utilizadores de Internet é cada vez mais determinado em função da sua vontade; pesquisam, observam e comunicam aquilo que lhes interessa verdadeiramente. Esta alteração na forma de consumo da Internet acaba por se reflectir também na relação dos consumidores com a comunicação das marcas. A “explosão” de adesão às redes sociais online veio alterar ainda mais a forma como uma marca deve definir a sua estratégia de comunicação. Com o objectivo de conquistar novos clientes, a marca percebe agora que não tem espectadores estáticos. Para além do processo criativo ter actualmente que conquistar audiências, impõe-se à marca, que esta saiba criar e gerir um maior envolvimento dos consumidores, entre outros, através do Marketing Viral. Para a compreensão deste tema, a presente investigação reflecte sobre a importância do storytelling e do método passa-palavra alavancado pelas capacidades actuais das tecnologias de informação. A revisão bibliográfica identifica os pontos críticos na abordagem do Marketing Viral, integrando-os num modelo conceptual. Sugere-se uma metodologia de construção de uma peça viral que é posteriormente alvo de verificação, através da análise de um estudo de caso – “História do Natal Digital” identificando as variáveis-chave a considerar no processo estratégico do Marketing Viral.
Nowadays, the role of consumers/users of Internet is getting much more determined by their will: they search, observe and communicate what is really interesting for them. This change in the way Internet consumption occurs impacts the way consumers relate with brands‟ communication. The “explosion” in adoption of online social networks changed even more the way a brand should design its communication strategy. Aiming the capture of new clients, the brand now understands that there‟s no such thing as static audience. Despite the creative process goal of assuring reach, the brands needs to know how to create and manage an even greater engagement of consumers, through Viral Marketing, amongst other activities. To better understand this, this study reflects the relevance of storytelling and on the word-of-mouth, leveraged by the capabilities of Information Technologies. Our literature review capter lists the critical points in the Viral Marketing approach. Integrating those in a conceptual model. A methodology for designing a viral piece is suggested and is validated by the mean of a case study analysis, of the “digital” identifying the key points one should consider in the strategic process of Viral Marketing.
Designação do grau: Mestrado em Marketing
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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