Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/4326
Autoria: Neves, Luís Filipe Santos Granja
Orientação: Laureano, Luís Miguel da Silva
Data: 2011
Título próprio: Working capital management and profitability: the Telecom case
Referência bibliográfica: NEVES, Luís Filipe Santos Granja - Working capital management and profitability: the Telecom case [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2011. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/4326>.
Palavras-chave: Working capital management
Return on assets
Net trade cycle
Cash conversion cycle
Gestão das necessidades em fundo de maneio
Rentabilidade dos activos
Ciclo financeiro de exploração
Ciclo de conversão monetário
Resumo: The Working Capital Management should be carried out as efficiently as possible in order to maximize value creation for the various stakeholders. This relationship between efficiency and profitability has been examined by several authors who have attempted to establish this relationship through the analysis of three elements: current financial management policies, size and industry. The purpose of this study is to examine empirically the specific relationship between profitability and efficiency of working capital management in the worldwide telecommunication services industry. The sample consists of 48 companies classified by Reuters® as Integrated Telecommunication Operators, resulting in 488 firm-year observations for the period 1998-2009. Through the analysis of descriptive statistics, Pearson correlation and of the regressions performed by the Fixed Effects Model, it is possible to conclude that the Net Trade Cycle is a better measure of efficiency of Working Capital Management in the telecommunication industry, when compared with the Cash Conversion Cycle. Another conclusion is that increasing the Net Trade Cycle represents an enhance of profitability of the telecom operators. This increase at the Net Trade Cycle level can be generated by reducing the number of days sales of accounts payable. Overall, the telecommunication services companies may be facing some needs for investment at the Working Capital level.
A Gestão das Necessidades em Fundo de Maneio deve ser efectuada da forma mais eficiente possível, de modo a potenciar a criação de valor para os diferentes stakeholders. Esta relação entre eficiência e rentabilidade tem sido objecto de análise por parte de diversos autores, os quais têm tentado estabelecer esta relação através da análise de três elementos: políticas de gestão financeira corrente, dimensão e indústria. O objectivo do presente estudo é analisar, empiricamente, a relação específica entre rentabilidade e a eficiência da Gestão das Necessidades em Fundo de Maneio no sector dos serviços de telecomunicações a nível mundial. A amostra contém 48 empresas classificadas pela Reuters® como Operadores Integrados de Telecomunicações, traduzindo-se em 488 observações empresa-ano, com referência ao período de 1998 a 2009. Através da análise da estatística descritiva, da correlação de Pearson e das regressões efectuadas pelo Método dos Efeitos Fixos, é possível concluir que o Ciclo Financeiro de Exploração se apresenta como melhor medida de eficiência da Gestão das Necessidades em Fundo de Maneio no sector das telecomunicações, quando comparado com o Ciclo de Conversão Monetário. Conclui-se também que aumentar o Ciclo Financeiro de Exploração se traduz num acréscimo na rentabilidade dos operadores de telecomunicações. Este aumento ao nível do Ciclo Financeiro de Exploração poderá ser gerado pela redução do número de dias de vendas de contas a pagar a fornecedores. Em termos globais, os operadores de telecomunicações poderão estar defronte de necessidades de investimento ao nível das Necessidades de Fundo de Maneio.
Designação do grau: Mestrado em Finanças
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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