Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/4324
Autoria: Santos, Maria Paula Correia Pedroso dos
Orientação: Inácio, Pedro Leite
Data: 2011
Título próprio: Divesture/acquisition analysis: PT/Telefónica/VIVO case study
Referência bibliográfica: SANTOS, Maria Paula Correia Pedroso dos - Divesture/acquisition analysis: PT/Telefónica/VIVO case study [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2011. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/4324>.
Palavras-chave: Divesture
Joint-venture
Golden-share
Event studies
Winner´s curse
Desinvestimentos
Estudo de Eventos
Maldição do vencedor
Resumo: The main objective of this master thesis is to evaluate the impact of events/announcements in the market capitalization of companies involved and to test market efficiency. Acquisitions, mergers and divestures are strategies followed by companies in order to adjust to economic and political changes and explore opportunities to develop capabilities in new environments. In this study it is analyzed the impact of selling the stake held in Vivo by PT to Telefónica in the market capitalization of the both companies. Additionally it was applied the event study methodology suggested by Mackinlay et al. (1997). This methodology can be used to measure the impact of a specific event on the market capitalization of companies with the purpose to test market efficiency in capital markets. In this study were detected abnormal returns in every events in analysis, with special focus on event 2 and 3, that correspond respectively, to the day 1st June 2010 (day in which Telefónica launched the second offer in order to acquire Vivo, for the amount of €6.5 bn) and the day 30th June 2010 (day when the General Board Meeting occurred and the Portuguese government used the golden share in order to block the operation).
O principal objectivo desta tese de mestrado é avaliar o impacto dos eventos/anúncios na capitalização bolsista das empresas de forma a testar a eficiência dos mercados. As aquisições, fusões e desinvestimentos são estratégias levadas a cabo pelas empresas de forma a ajustarem-se ás mudanças económicas e políticas para assim desenvolverem novas capacidades que lhes permitam aproveitar as oportunidades que existem na envolvente. Neste estudo analisa-se o impacto que a venda da participação da PT na Vivo, á Telefónica, teve na capitalização bolsista de ambas as empresas. Adicionalmente, é também aplicada a metodologia do estudo de eventos sugerida por Mackinlay et al. (1997). Esta metodologia tem como objectivo medir o impacto de um evento/anúncio específico na capitalização bolsista das empresas, estando desta forma a testar a eficiência dos mercados de capitais. Neste estudo detectaram-se rentabilidades anómalas em todos os eventos em análise, com especial incidência no evento 2 e 3, que correspondem respectivamente, ao dia 1 de Junho de 2010 (dia em que a Telefónica lançou a segunda oferta com o objectivo de adquirir a participação detida pela PT na Vivo pelo montante de €6.5 bn) e ao dia 30 de Junho de 2010 (dia em que ocorreu a Assembleia Geral de Accionistas da PT em que foi usada a Golden Share por parte do Governo Português de forma a bloquear a operação).
Designação do grau: Mestrado em Finanças
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
MSC finance master thesis_final.pdf2,42 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.