Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/4264
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFerreira, Nuno-
dc.date.accessioned2012-12-07T14:37:35Z-
dc.date.available2012-12-07T14:37:35Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.issn1647-0893-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/4264-
dc.description.abstractA relevância de alguns fenómenos atribuíveis, à partida, ao impacto das novas TIC na sociedade e na vida quotidiana dos atores sociais tem permitido estender a análise sociológica para lá das caraterísticas e dos processos mais evidentes da sociedade em rede. Uma vez que a incidência de tais fenómenos se cruza com as formas de comunicar e de aceder à informação, não será descabido contemplar a hipótese de reconfigurações em contextos de ensino, nomeadamente na sala de aula e na própria relação pedagógica. Assim, pretende-se aqui fazer não só uma breve revisitação de alguns contributos teórico-metodológicos da já longa tradição de observação em sala de aula como também propor um modelo adaptado às contingências próprias das dinâmicas de uma sociedade em rede, a que a escola não é imune.por
dc.description.abstractThe relevance of some phenomena attributable, at a first glance, to the impact of new ICT in society and everyday life of social actors has allowed extending sociological analysis beyond more evident processes and circumstances of the network society. Since the incidence of such events intersect with ways to communicate and information access, it is not unreasonable to contemplate the possibility of a reconfiguration in the context of education, including classroom environment and pedagogical relationship. Thus, the aim proposed here is briefly revisiting some theoretical and methodological contributions of classroom observation and also propose a model adapted to the contingencies inherent to the dynamics of a network society, to which school life is not immune.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherCIES-IULpor
dc.relation.ispartofseriesCIES e-Working Paper nº131/2012por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectMetodologias de Investigaçãopor
dc.subjectObservação em Sala de Aulapor
dc.subjectSociedade em Redepor
dc.subjectResearch Methodologiespor
dc.subjectClassroom Ethnographypor
dc.subjectNetwork Societypor
dc.titleO desafio de observar a sala de aula: uma proposta teórico-metodológica adaptada aos novos desafios da sociedade em redepor
dc.typeworkingPaperpor
dc.peerreviewedSimpor
degois.publication.locationLisboapor
Aparece nas coleções:CIES-WP - Working papers

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
CIES_WP131__Ferreira_.pdf352,39 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.