Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/4224
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLopes, Henrique-
dc.contributor.authorMagalhães, Rui Miguel de Carvalho Saldanha-
dc.date.accessioned2012-12-05T17:01:27Z-
dc.date.available2012-12-05T17:01:27Z-
dc.date.issued2011-
dc.date.submitted2011-04por
dc.identifier.citationMagalhães, R. M. C. S. (2011).Jogo a dinheiro na internet: estudo exploratório para a caracterização do consumo de jogo online, especializado nas populações de estudantes [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte.http://hdl.handle.net/10071/4224pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/4224-
dc.description.abstractA introdução da Internet, nas actividades de jogo, trouxe mudanças significativas nas características dos jogadores. Este estudo examinou algumas das diferenças entre jogadores e não jogadores, numa população de estudantes universitários de ciências tecnológicas e de ciências sociais. Com base na literatura colocaram-se as seguintes hipóteses: (H1) Características estatisticamente diferenciadoras entre jogadores Internet e não-jogadores Internet; (H2) Dependência entre a prevalência de jogo online e a área de estudo; (H3) Dependência entre a prevalência de problema do jogo online e a área de estudo; (H4) Relação entre a intensidade de utilização de Internet e a intensidade de jogo online; (H5) Relação entre a intensidade de utilização de Internet e o problema do jogo online; (H6) Diferença entre o gasto médio mensal em jogo online dos estudantes de ciências tecnológicas e dos estudantes de ciências sociais. Analisaram-se os dados de uma amostra de 1.422 estudantes que responderam a um questionário online. Confirmaram-se as hipóteses H1 e H3. Apurou-se que a prevalência do jogo online se situa entre os 1,5% e os 5,5% e que, no universo de jogadores, a prevalência de problema do jogo online é de 12,2% para jogadores patológicos e de 26,8% para jogadores de risco. Observou-se que o estudante jogador online se caracteriza por ser homem, jovem adulto com idade entre os 21 e os 23 anos, solteiro, estudante como ocupação principal, ter rendimentos familiares brutos anuais declarados entre os 15.000€ e os 25.000€, encontrar-se no nível de estudos licenciatura e ser da região de Lisboa.por
dc.description.abstractIt has been noted that the introduction of the Internet to gambling activities brought significant changes in some of the fundamental gamblers characteristics. This study examined some of the differences between Internet gamblers and non-Internet gamblers, carried out on a group of college students studying technological sciences and social sciences. Based on past literature it was hypothesized: (H1) Characteristics statistically differentiating Internet gamblers from non-Internet gamblers; (H2) Dependence between online gambling prevalence and study area; (H3) Dependence between online gambling problem prevalence and study area; (H4) Relationship between Internet use intensity and online gambling intensity; (H5) Relationship between Internet use intensity and online gambling problem; (H6) Difference between the monthly average expenditure on online gambling made by students studying technological sciences and students studying social sciences. Data was analyzed from a group of 1.422 students who attended the online survey. Two hypotheses were confirmed: H1 e H3. The online gambling prevalence’s between 1,5% – 5,5% and the gamblers online gambling problem prevalence is 12,2% for pathological gamblers and 26,8% for risk gamblers. Our findings indicated that the college student who gambles online is male, young adult with age between 21 – 23 years old, single, is primarily a student, declared family annual income between 15.000€ – 25.000€, an undergraduate and originally from Lisbon.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectInternetpor
dc.subjectOnlinepor
dc.subjectRemotopor
dc.subjectCasinopor
dc.subjectJogos de fortuna ou azarpor
dc.subjectRemotepor
dc.subjectGamblingpor
dc.titleJogo a dinheiro na internet: estudo exploratório para a caracterização do consumo de jogo online, especializado nas populações de estudantes universitários de ciências tecnológicas e ciências sociaispor
dc.typemasterThesispt-PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão-
thesis.degree.nameMestrado em Gestão-
dc.subject.jelM3-
dc.subject.jelZ1-
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economics-
dc.subject.jel1Z Other special topics-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_rui_carvalho_magalhães.pdf
  Restricted Access
5,48 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.