Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/4207
acessibilidade
Title: O turismo em Óbidos: dos anos 70 ao presente
Authors: Santos, Paulo Alexandre Marques
Orientador: Raposo, Paulo Pinto
Keywords: Turismo
Óbidos
Autenticidade
Fotografia
Tourism
Authenticity
Photography
Issue Date: 2011
Citation: SANTOS, Paulo Alexandre Marques - O turismo em Óbidos: dos anos 70 ao presente [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2011. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/4207>.
Abstract: Este estudo pretende de uma forma geral, entender a forma como a vila de Óbidos, um dos ícones do turismo nacional, tem sido promovida a nível turístico e como se tornou num local de turistificação, nomeadamente de que forma esta vila, através dos eventos realizados ao longo dos últimos anos, se transformou num local de “peregrinação” turística, visitado anualmente por milhares de turistas de todo o mundo. O limite temporal da pesquisa foi delimitado no quadro do chamado Portugal democrático, i.e., de 1974 à actualidade. Com foco especial no período de implementação da indústria criativa – Óbidos Patrimonium – a partir de 2004. Será utilizada como forma de pesquisa a fotografia, que teve desde a sua “invenção” um papel muito importante nas viagens dos exploradores dos séculos XIX e XX, tanto como motivo científico ou como forma de dar a conhecer ao público determinados lugares ou ainda como prova de que se visitou determinado lugar. A partir de uma análise particular das imagens captadas durante o decurso da investigação, bem como a analise de imagens na internet, é possível entender quais os aspectos a que os turistas dão mais importância durante a sua visita a Óbidos.
This study aims to understand how the village of Óbidos, the national tourism icon, has been promoted to the tourist and how it became a place of touristification how this particular village, through the events held over the last few decades, became a place of tourist pilgrimage, visited annually by thousands of tourists from all over the world. The time limit of the survey was limited in the so called democratic Portugal, from 1974 to present. Specially from creation of creative industry – Óbidos Patrimonium – in 2004. Will be used in order to research the photograph, witch had since its invention a very important role in the voyages of explores of the nineteenth and twentieth century, both as a scientific reason or as a way to make known to the public certain place. From a private analyze pictures taken during the course of the investigation as well as to analyze images on the internet, it is possible to understand which aspects that gives more importance to tourists during their visit to Óbidos.
URI: http://hdl.handle.net/10071/4207
Designation: Mestrado em Antropologia
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
O Turismo em Obidos.pdf5.09 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.