Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/4203
Autoria: | Cardoso, Sílvia Susana de Almeida |
Orientação: | Reis, Filipe |
Data: | 2011 |
Título próprio: | A volta ao mundo numa praça: turismo cultural como estratégia de integração (i)migrante em Turim |
Referência bibliográfica: | Cardoso, S. S. A.(2011). A volta ao mundo numa praça: turismo cultural como estratégia de integração (i)migrante em Turim [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte.http://hdl.handle.net/10071/4203 |
Palavras-chave: | Essencialismo estratégico Mercantilização cultural Política identitária Turimo cultural Turim Strategic essentialism Commodification of culture Identity politics Cultural turism Turin |
Resumo: | Esta dissertação resulta de um estudo etnográfico e de uma análise discursiva crítica acerca de
uma iniciativa de turismo sustentável denominada Passeios migrantes turinenses, em Turim.
Idealizada por um antropólogo, esta iniciativa é promovida por uma agência de viagens de
turismo sustentável e co-financiado por essa mesma agência e por uma série de ong's e
organismos públicos. A volta ao mundo numa praça promove um itinerário turístico dentro da
cidade e a figura do “guia migrante”, que conduz o “turista” pela sua realidade multicultural
trazida pelas migrações internacionais. Está-se perante a mercantilização da cultura enquanto
estratégia para lidar com os processos de segregação que acompanham o fenómeno das
migrações. Procura-se demonstrar quais as condições contextuais que levam a que integração
signifique essencialização da identidade e que transformam o projeto de “turismo cultural” em
projeto social e político a ser promovido pelo mercado da sustentabilidade e solidariedade
como política identitária.Entende-se, portanto, a essencialização da cultura como estratégica
para tornar visíveis os processos de segregação e hierarquização da identidade do migrante.
Sendo que, se a mercantilização se torna uma chave interpretativa da política identitária, onde
essencialismo pode ser lido como estratégico, esta leitura activa, por outro lado, a crítica
antropológica. This dissertation is the result from an ethnographic study and from a critic discourse analysis about a sustainable tourism initiative called "Turin migrant tours", in Turin. Created by an anthropologist and promoted by a sustainable turism travel agency, co-financed by this agency in partnership with some ONGs and the city administration. "Aroud the world in a square" creates a turistic itenerary as well as the figure of the "migrant guide" that leads the tourist through the multicultural reality brought to the city by an international migration movement. We are confronted with the commodification of culture as a strategy to deal with the segragation processes which accompany the migration phenomenon. I try to show which are the contextual conditions that result in integration to mean essentialization of identity and that convert this "cultural turistic project" into a social and political one, to be fited in the sustainability and solidarity market as identity politics: if by that we admit essentialization of culture to be sometimes strategic for rendering visible processes of segragation and hierarquization of identities. Therefore, one perceives the essentialization of culture as a strategy for making visible the processes of hierarquization and segragation of the migrant's identity. Given that, if commodification of culture becomes an interpretative key of identity politics, where essentialism can become strategic, this activates, on another hand, anthropologic critic. |
Designação do grau: | Mestrado em Antropologia |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
master_silvia_almeida_cardodo.pdf | 66,78 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.