Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/4202
Author(s): Abdulahé, Amade
Advisor: Jesuino, Jorge Correia
Date: 2011
Title: Impacto da prática da responsabilidade social da Sasol nas comunidades em Moçambique no período entre 2004 a 2009
Reference: Abdulahé, A.(2011). Impacto da prática da responsabilidade social da Sasol nas comunidades em Moçambique no período entre 2004 a 2009 [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte.http://hdl.handle.net/10071/4202
Keywords: Comunidades
Cultura corporativa
Responsabilidade social
Comunities
Corporate culture
Social responsibility
Abstract: O presente trabalho versa sobre a Responsabilidade Social das organizações, demostrando como é que no exercício dos negócios, as empresas são obrigadas a alterar a sua postura para se adequarem às exigências da sociedade por um compromisso social. Este compromisso social legitima as empresas como agentes promotores do bem-estar social e fomenta relações mais harmoniosas com a sociedade. Esta pesquisa teve como objectivo principal analisar o impacto da prática da Responsabilidade Social pela SASOL nas comunidades entre 2004 a 2009. As empresas que praticam esta estratégia têm a possibilidade de terem uma boa imagem perante os consumidores, a comunidade, o governo, atrair e reter talentos. O autor efectuou a entrevista ao responsável do departamento de desenvolvimento social e outros responsáveis da SASOL e aos membros das comunidades por esta financiada, em Janeiro de 2010. O trabalho baseou-se num estudo de caso na SASOL, para além da bibliografia existente e pesquisa em outras fontes, como as electrónicas. Os dados da pesquisa foram confrontados e interpretados com base na consulta bibliográfica realizada. Da análise dos dados, chegouse a conclusão de que a Responsabilidade Social tem um impacto positivo para ambas as partes, isto é, por um lado, as comunidades estão a conhecer um certo desenvolvimento, principalmente quando são minimizadas as suas carências em termos de unidades sanitárias, acesso a água potável, escolas e outras infra-estruturas básicas; e, por outro, a empresa beneficia da protecção das suas infra-estruturas porque as comunidades também se sentem proprietárias da empresa.
This work is concerning to the social responsibility in organizations showing how the companies are bound to change their attitude in the business in the business environment, in order to be fitted in the society requirements for the social commitment. This social commitment legitimates the companies as social welfare and develops harmonious relations with the society. This research's main objective was to analyze the impact of the practice of social accountability undertaken by SASOL in communities between 2004 and 2009. The companies which apply this strategy enjoy a good reputation among consumers, community and government and can arouse liking and retain talents. The author conducted interviews close to the head of the social development department and to other chiefs of SASOL as to the members of the communities financed by the company as well. The work was conducted based on a case study at SASOL, furthermore an existent bibliography and research in electronic sources. The research data was set together and interpreted based on the bibliography research performed. From the analysis of the data it was concluded that the social accountability has positive impact for both parties, i.e. on the side, the communities are realizing some development, particularly when their needs are minimized in terms of social infrastructures such as health facilities., access to clean freshwater, schools and more; on other side, the company benefits from the protection of their infrastructures as the communities also feel the company as their own property.
Degree: Mestrado em Gestão de Empresas
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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