Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/4167
Autoria: Raposo, Carmen Duarte Tavares
Orientação: Nunes, Francisco
Data: 2011
Título próprio: Eficácia e desempenho organizacional no contexto do Terceiro Sector: estudo comparativo entre estabelecimentos de educação pré-escolar do terceiro sector, públicos e privados com fins lucrativos
Referência bibliográfica: RAPOSO, Carmen Duarte Tavares - Eficácia e desempenho organizacional no contexto do Terceiro Sector: estudo comparativo entre estabelecimentos de educação pré-escolar do terceiro sector, públicos e privados com fins lucrativos [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2011. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/4167>.
Palavras-chave: Terceiro sector
Eficácia organizacional
Desempenho organizacional
Estabelecimentos de educação pré-escolar
Third sector
Organizational performance
Organizational effectiveness
Preschool educational establishments
Resumo: A literatura sobre a eficácia e o desempenho organizacional no contexto do terceiro sector tem vindo a demonstrar que os critérios de eficácia e de desempenho das organizações não lucrativas são distintos dos adoptados nas organizações dos sectores público e empresarial. Estas diferentes concepções têm sido relacionadas com um conjunto de características distintivas das organizações dos três sectores. Partindo desta premissa, a presente dissertação teve como intuito identificar os critérios de avaliação de organizações sociais prestadoras de serviços de educação pré-escolar em Portugal e analisar, sob uma abordagem de tipo comparativista, quais as diferenças que se observavam entre esses critérios e os identificados nos sectores público e privado com fins lucrativos. A amostra foi constituída no total por 21 organizações pertencentes aos três sectores. Os resultados comprovam que os critérios de desempenho e de eficácia das organizações sociais reflectem algumas particularidades, nomeadamente por se encontrarem vocacionados tanto para fins sociais, como para os resultados financeiros. Esta dupla vocação evidencia uma forte orientação social do sector, que tem subjacente a necessidade de satisfazer uma multiplicidade de constituintes. Constata-se também que no terceiro sector imperam critérios de legitimidade externa, de sustentabilidade e de resolução de problemáticas de cariz socioeconómico de utentes, famílias e comunidades.
The literature on the effectiveness and organizational performance of the third sector has been proving that criteria of effectiveness and performance in the non-profit organizations are distinct from the criteria adopted by public and enterprise sectors. These different conceptions have been related to a subject of distinctive characteristics in organizations of three sectors. Starting from the premise, this dissertation aims at identifying the assessment criteria of social pre-school educational service providers in Portugal and, under a comparative approach, analyzing the main differences between these last criteria and the ones observed in public and profit sectors. The sample was constituted by 21 organizations from the three sectors. The results confirm that effectiveness and performance criteria of social organizations reflect some particular issues, due to their social and financial outcomes. This double pursuit points a strong social orientation of this sector, which has the underlying need of satisfying multiple constituents. It also appears that, in third sector, its prevail criteria from external legitimacy, sustainability and resolution of socioeconomics problems concerning users, families and communities.
Designação do grau: Mestrado em Economia Social e Solidária
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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