Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/4133
Autoria: Dâmaso, Patrícia Pereira
Orientação: Arriaga, Patrícia
Alexandre, Joana Dias
Data: 2011
Título próprio: Especificidade na diversidade: a compreensão emocional em crianças com dificuldades de aprendizagem
Referência bibliográfica: DÂMASO, Patrícia Pereira - Especificidade na diversidade: a compreensão emocional em crianças com dificuldades de aprendizagem [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2011. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/4133>.
Resumo: A investigação acerca da compreensão emocional indica que as diferenças individuais (linguagem, vinculação e discurso parental) influem no seu desenvolvimento subsistindo dúvidas no que respeita ao Quociente Intelectual. Por sua vez, as crianças com Dificuldades de Aprendizagem (DA) apresentam dificuldades na compreensão de emoções mistas, mas a investigação nesta área tem-se centrado na análise de apenas alguns componentes da compreensão emocional (CE) sendo importante analisar a relação destes com as competências cognitivo-verbais e a interferência com a co-morbilidade com a Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção (PHDA) e ainda, com comportamentos internalizantes e externalizantes. Face ao exposto, para uma amostra com DA, o presente estudo visa a) analisar nove componentes da CE; b) verificar em que medida a CE (geral e específica) se relaciona com as competências cognitivo-verbais e com comportamentos externalizantes e internalizantes. Para o efeito, foi realizado um estudo com 48 crianças diagnosticadas com DA (N=25 sem PHDA; N=23 co-morbilidade com PHDA) com idades compreendidas entre os 7 e os 10 anos tendo sido avaliadas competências de cognição verbal e não-verbal, a compreensão emocional e a percepção dos pais acerca do comportamento. Os resultados mostram uma relação positiva entre a compreensão emocional (geral e específica) e as competências cognitivo-verbais, em particular com a compreensão de emoções complexas. Verificou-se ainda que uma menor CE se associou a maior sintomatologia depressiva e ansiosa e não houve diferenças na CE em função da presença de PHDA. Os resultados serão apresentados e discutidos à luz das abordagens teóricas.
Research about emotion understanding shows that individual differences (language, attachment and parental discourse) influence its development but doubts still remain about the role of Intellectual Functioning. On the other hand, children with Learning Disabilities (LD) show difficulties in the comprehension of complex emotions, but research in this area has been focused in the analysis of only some components of emotion understanding (EU), thus being important to study the relation with verbal cognitive skills and the interference with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) and with internalizing and externalizing behaviours. The goal of the present study is a) to analyse nine components of EU in children with LD; b) to verify in which extent EU is related with verbal cognitive skills and with externalizing and internalizing behaviours in children with LD. To this end, a study was conducted with 48 children diagnosed with LD (N=25 without ADHD; N=23 comorbidity ADHD) aged between 7 and 10 years and their cognitive skills, emotional understanding and parental perception were assessed. Results show a positive correlation between the general level of emotion understanding and verbal skills, in particular with the understanding of complex emotions. It was also found that a lower EU was associated with greater depressive and anxiety symptoms and there were no differences in the EU due to the presence of ADHD. Results are presented and discussed under a theoretical framework.
Designação do grau: Mestrado em Psicologia das Emoções
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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