Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/4123
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCorreia, Eduardo Baptista-
dc.contributor.authorFernandes, José António Vaz-
dc.date.accessioned2012-11-13T14:38:50Z-
dc.date.available2012-11-13T14:38:50Z-
dc.date.issued2011-
dc.date.submitted2012-11-13por
dc.identifier.citationFERNANDES, José António Vaz - Importância da gestão estratégica nas empresas públicas: estudo de caso a Electra – Empresa Pública de Electricidade e Água [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2011. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/4123>.pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/4123-
dc.description.abstractA rápida expansão do crescimento efectivo da população, ligada a recursos inadequados para fazer face à crescente procura dos serviços, fez da administração e gestão empresarial um empreendimento mais complexo do que foi há algumas décadas. Para garantir uma administração e gestão eficaz e eficiente, as direcções das empresas devem não só, serem dinâmicas e inovadoras com recursos, mas também capazes de se relacionarem com as pessoas dentro, como fora das empresas: com funcionários, clientes, fornecedores, enfim todos quantos necessitam de ser envolvidos de uma ou outra forma no processo de planificação e na tomada de decisões. Por outras palavras, para se ter sucesso na gestão empresarial, é importante a criação de um ambiente para uma “democracia participativa” na gestão das empresas públicas. Uns dos ingredientes para uma gestão eficaz de uma empresa são as boas relações públicas. Com efeito, a gestão de uma empresa requer relações e comunicação com a comunidade, uma vez que a empresa é uma comunidade dentro de uma comunidade maior (a vila e o concelho) e da sociedade em geral (o estado, a nação). E não uma gestão de rotina em que a grande parte das decisões são baseadas em suposições e intuição. Na gestão de rotina o planeado é de curto prazo, baseado no ciclo orçamental. Os produtos ou serviços são definidos de forma sequencial por departamentos isolados. Gestão Estratégia – estabelece uma relação entre o planeado e as actividades operacionais. As decisões são baseadas em factos, a partir dos dados concretos e procedimentos científicos.por
dc.description.abstractThe rapid expansion of the effective population´s growth, linked to an inappropriate resources to meet the increasing demand for services, made administration and business management a much more complex task that they were decades ago. To ensure the effectiveness and efficiency of an administration and management, the boards of companies should not only be dynamic and innovative, but also able to relate to people inside and outside of corporations (companies): employees, customers, suppliers, finally all those who need to be involved in one way or another in the process of planning and decision making. In other words, to succeed in business management, it is important to creating an environment for a "participatory democracy" in the management of public enterprises. Some of the ingredients for the effective management of a company are good public relations. Indeed, running a business requires public relations/good connections and communication with the community, since the company is a community within a larger community (the town and county) and society in general (state, nation). And not a routine management in the most decisions are based on assumptions and intuition. In the routine management planned is a short-term, based on the budget cycle. The products or services are defined sequentially by separate departments. Management Strategy - establishes a link between planned activities and operational. Decisions are based on facts, based on actual data and procedures. Requires involvement of all stakeholders in management process.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectGestão estratégicapor
dc.subjectPlaneamento financeiropor
dc.subjectPlaneamento estratégicopor
dc.subjectGestão incrementalpor
dc.subjectStrategic managementpor
dc.subjectFinancial planningpor
dc.subjectStrategic planningpor
dc.subjectManagement incrementallypor
dc.titleImportância da gestão estratégica nas empresas públicas: estudo de caso a Electra – Empresa Pública de Electricidade e Águapor
dc.typemasterThesispt-PT
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Empresas-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
[Imp. da Gest. Estrat. nas Emp. Púb. - Est. de Caso - Electra Autor José António Vaz Fernandes].pdf1,63 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.