Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/4107
acessibilidade
Title: Revisão de estudos empíricos: a aplicação do método de pricing Target Costing em diversos países e no sector automóvel
Authors: Mendes, Helena Margarida Reis
Orientador: Machado, Maria João
Issue Date: 2011
Citation: MENDES, Helena Margarida Reis - Revisão de estudos empíricos: a aplicação do método de pricing Target Costing em diversos países e no sector automóvel [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2011. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/4107>.
Abstract: O presente trabalho tem por objectivo geral o aprofundar de conhecimentos sobre o método de pricing, target costing, sendo os seus objectivos específicos o estudo das taxas de implementação do método em diferentes países e a definição das características mais proeminentes no sector automóvel. Este método caracteriza-se por reverter a tendência generalizada de definir custos na fase de produção, posteriormente acrescentar-lhe uma margem de lucro e obter o preço de venda a praticar no mercado. O target costing propõe a inversão deste processo, defendendo a definição do preço em primeira instância, para o posterior cálculo do custo de produção objectivo. As vantagens do método são expressivas e focam a atenção da organização inteira no cumprimento do objectivo fundamental, a redução de custos do produto. De forma a verificar as taxas de utilização do método nos diferentes países, foram analisados estudos que reportam a datas entre 1998 e 2010. Esta análise permitiu verificar que a potencialidade do usufruto do método não parece interessar utilizadores de outros países mundiais. Com a sua origem no Japão, o método possui características que se prendem com a cultura organizacional japonesa e as vantagens demonstradas pelo target costing não são percepcionadas pelas restantes culturas empresariais. Relativamente à identificação das características mais expressivas, procedeu-se ao estudo de seis empresas do ramo automóvel, num período situado entre 1995 e 2002. A exemplar adaptação do método ao sector fascinou as empresas operativas nesta área, sendo a taxa de utilização do método bastante elevada. Na utilização do target costing, estas empresas expressam uma preocupação com a valorização dos recursos humanos presentes na cadeia de valor do produto.
The aim of this study is the review of knowledge about the method of pricing, target costing, by studying the rates of implementation of the method in different countries and defining the most prominent features in the automotive industry. This method is characterized by reversing the widespread tendency to define costs in the production phase, add to it a profit margin and get the market sales price. The target costing proposes the reverse of this process, arguing the primarily definition of price and the subsequent calculation of the target cost. The advantages of this method are significant and focus the attention of the entire organization in meeting the fundamental objective, reducing product costs. In order to check the use of the method in different countries, empirical studies, from a period between 1998 and 2010, were analysed. This analysis showed that the potential benefit of the method does not seem to interest other users from countries worldwide. With its origin in Japan, the method has strong characteristics that are related to the Japanese corporate culture and the advantages demonstrated by the target costing are not perceived by other business cultures. In the identification of the most significant feature, six automotive companies were analysed, in a period between 1995 and 2002. The best adaptation of the method to the industry amazed companies that operate in this area, being the rate of use of the method quite high. While using target costing, these companies express a concern with the development of human resources within the product value chain.
URI: http://hdl.handle.net/10071/4107
Designation: Mestrado em Contabilidade
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
Tese - Helena Mendes.pdf541.25 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.