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dc.contributor.advisorIsidro, Helena-
dc.contributor.authorGonçalves, Liliana Isabel Teixeira da Costa Saraiva-
dc.date.accessioned2012-11-09T16:23:53Z-
dc.date.available2012-11-09T16:23:53Z-
dc.date.issued2011-
dc.date.submitted2012-11-09por
dc.identifier.citationGONÇALVES, Liliana Isabel Teixeira da Costa Saraiva - Earnings management and CEO characteristics [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2011. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/4098>.pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/4098-
dc.description.abstractThe agency problem between managers and outside investors reflects a separation between the firm’s control and ownership. This separation created a monitoring problem as the agent who controls the firm has access to more information than the principal that owns the firm. This problem stimulated managers to focus more on shortterm performance and current benefits rather than on long-term firm value. Using financial data from Datastream and hand-collected information on CEO’s characteristics from annual reports and press releases, for 19 listed Portuguese firms and for the fiscal years 2005 to 2009, this study investigates the relationship between earnings management and four CEO’s characteristics: age, education, expected tenure and dual role in firm. Results indicate a positive influence of CEO’s age and duality characteristics on earnings management behavior. It was also detected that CEOs with education on management or finance fields practice more earnings management, although this result is not robust. Contrary to what was expected it was discovered that earnings management is not positively related to the fact of the CEO being in his last year’s mandate before turnover.por
dc.description.abstractO problema de agência reflecte uma separação entre o controlo e a propriedade da empresa. Esta separação criou um problema de monitorização, pois o agente (gestor) que controla a empresa tem acesso a mais informação do que o principal (investidor) que é proprietário da empresa. Este problema incentivou a que os gestores se focassem mais na performance a curto prazo que no valor da empresa no longo prazo. Utilizando dados financeiros retirados do Datastream e informação relativa aos CEOs, recolhida manualmente dos relatórios anuais de contas e press-releases, para uma amostra de 19 empresas cotadas portuguesas e para os anos fiscais de 2005 a 2009, é analisada a relação entre a manipulação de resultados e quatro características do CEO: idade, educação, tempo esperado até ao fim do mandato e dualidade de papéis. Os resultados mostram que existe uma influência positiva das características idade e dualidade no comportamento de manipulação de resultados. Mostram também que o facto de a educação dos CEOs ser nas áreas de gestão ou finanças leva a que estes pratiquem mais manipulação dos resultados, contudo neste caso não existe evidência suficiente. Ao contrário do que era esperado os resultados mostram que a manipulação não está relacionada positivamente com o facto de o CEO estar no seu último ano de mandato na empresa.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectEarnings managementpor
dc.subjectDiscretionary use of informationpor
dc.subjectEarnings smoothnesspor
dc.subjectCEO characteristicspor
dc.subjectManipulação de resultadospor
dc.subjectUso discricionário da informaçãopor
dc.subjectAlisamento dos resultadospor
dc.subjectCaracterísticas do CEOpor
dc.titleEarnings management and CEO characteristicspor
dc.typemasterThesispt-PT
thesis.degree.nameMestrado em Contabilidade-
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