Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/4085
Autoria: | Fernandes, Frederico Miguel Pires |
Orientação: | António, Nelson José dos Santos |
Data: | 2011 |
Título próprio: | Implementação de um sistema de gestão da qualidade |
Referência bibliográfica: | FERNANDES, Frederico Miguel Pires - Implementação de um sistema de gestão da qualidade [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2011. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/4085>. |
Palavras-chave: | Sistema de gestão da qualidade ISO 9001 Qualidade Serviços Quality management system Quality Services |
Resumo: | O projecto tem como tema a implementação de um sistema de gestão da
qualidade na Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (ESEL).
O projecto é constituído por um enquadramento teórico onde as ideias dos
principais autores da qualidade são referenciadas, tendo em conta que a ESEL é uma
instituição prestadora de serviços, a qualidade dos serviços foi realçada. Foi necessário
analisar alguns pontos da implementação de um sistema de gestão da qualidade como as
ferramentas, os custos, a estratégia para melhor perceber todas as vantagens mas
também estar precavido das dificuldades que estão inerentes à implementação de um
sistema de gestão da qualidade. Por fim, são propostas formas de implementação do
sistema de gestão da qualidade na ESEL.
A conversão numa organização das práticas tradicionais para as práticas da
gestão da qualidade exige mudanças fundamentais ao nível de comportamentos e
atitudes, isto é, mutações culturais. Na gestão da qualidade podemos isolar três níveis: o
aspecto das ferramentas (o mais superficial), o compromisso com a qualidade para com
o cliente e a cultura das organizações, e por último as crenças e os valores comuns a
todos os colaboradores (o mais profundo). A ideia é que, caso estas alterações ocorram,
então os tradicionais processos de desempenho devem ser mudados no sentido de
incentivar uma procura da melhoria constante. Isto assegura resultados cada vez
melhores com consequências cada vez mais satisfatórias.
O problema prende-se com a aceitação, por parte de todos os intervenientes da
organização, desta mudança. À medida que vamos conseguindo avançar com a
implementação dos diferentes níveis da gestão total da qualidade maiores são as
dificuldades, o que é compreensível, pois fazer que todos os intervenientes da
organização adquiram crenças, cultura e valores comuns é bastante complicado. The main subject of my master’ Project concerns the implementation of a quality management system in Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (ESEL). My Project starts with the theory of the main authors regarding quality, since ESEL is an organization that provide services in which quality is a critical factor. It was needed to analyze some implementation issues as tools, costs, strategy for a better understanding of the advantages and difficulties for these quality systems. At the end, these are proposals of quality management system for ESEL. The transformation of an organization requires some fundamental changes in the cultural behavior of the organization. In Quality Management we can consider three areas: Tools (more superficial), the commitment to quality for the customers and the organization culture, the values and principles (the strongest). The changes within the organization can provide better results which will lead to higher levels of satisfaction. The main issue starts with the acceptance of all collaborators. Over the implementation process, the challenges will be harder since everyone of the organization must be aligned with this strategy. |
Designação do grau: | Mestrado em Gestão |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade.pdf | 530,78 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.