Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/4016
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Freitas, Raquel | - |
dc.date.accessioned | 2012-11-06T12:58:01Z | - |
dc.date.available | 2012-11-06T12:58:01Z | - |
dc.date.issued | 2012-11 | - |
dc.identifier.isbn | 978-989-732-089-7 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/4016 | - |
dc.description.abstract | Nos últimos anos tem-se registado uma preocupação signficativa com a questão da eficácia da Ajuda Pública ao Desenvolvimento (APD) e de que forma é que esta pode contribuir para o desenvolvimento dos países e para a redução da pobreza. No âmbito da agenda internacional sobre a eficácia da ajuda, a conferência de Busan em 2011 estabeleceu uma parceria global para a cooperação para um desenvolvimento efectivo. No entanto os indicadores de monitorização desta parceria não foram ainda adaptados, e tem havido críticas à forma como são operacionalizados os princípios que estruturam o actual paradigma da ajuda ao desenvolvimento, definido pela Declaração de Paris sobre a Eficácia da Ajuda (2005). Algumas dessas críticas debruçam-se sobre o princípio da apropriação. Este princípio implica que os países devem ser os donos e ter a liderança sobre a elaboração das suas políticas de desenvolvimento e é aferido através da existência ou não de uma Estratégia Nacional de Redução da Pobreza (ENRP) operacional. De entre as várias críticas a esta operacionalização encontra-se acima de tudo a ideia de que os doadores continuam a dominar o processo de deliberação; o facto de as limitações dos países em desenvolvimento em termos de capacidades técnicas limita a possibilidade de real apropriação; a falta de participação alargada à sociedade civil e outros parceiros nacionais importantes para a natureza democrática do processo. O objectivo deste artigo será identificar quais têm sido as limitações no caso de São Tomé e Princípe na elaboração das ENRP (ENRP interina aprovada em 2000; ENRP aprovada em 2002 e revista em 2005). Através da análise da estrutura política que rodeia a elaboração destes dois documentos pretende-se chegar às dinâmicas por detrás da formulação das políticas de desenvolvimento e da priorização que é feita. Pretende-se analisar a forma como em São Tomé e Princípe a interacção entre os grupos de doadores, governo e sociedade civil condiciona a natureza das estratégias de desenvolvimento. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), Centro de Estudos Africanos (CEA-IUL) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Eficácia da ajuda | por |
dc.subject | Redução da pobreza | por |
dc.subject | São Tomé e Príncipe | por |
dc.subject | Políticas públicas | por |
dc.title | A eficácia da ajuda e a definição das políticas de desenvolvimento em S. Tomé e Príncipe | por |
dc.type | bookPart | por |
degois.publication.firstPage | 485 | por |
degois.publication.lastPage | 503 | por |
degois.publication.location | Lisboa | por |
degois.publication.title | Actas do Colóquio Internacional São Tomé e Príncipe numa perspectiva interdisciplinar, diacrónica e sincrónica | por |
Aparece nas coleções: | CEI-CLN – Capítulos de livros nacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Freitas_STP_485_503.pdf | 172,13 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.