Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/3985
Author(s): | Lobato, Vanessa Souza |
Advisor: | Nunes, Francisco |
Date: | 2010 |
Title: | Cultura organizacional pública: Sua influência na performance das organizações públicas de saúde: Estudo de caso na Secretaria Municipal de Saúde de Jataí-GO |
Reference: | Lobato, V. S. (2010). Cultura organizacional pública: Sua influência na performance das organizações públicas de saúde: Estudo de caso na Secretaria Municipal de Saúde de Jataí-GO [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/3985 |
Keywords: | Cultura organizacional -- Organizational culture Cultura organizacional pública Desempenho organizacional -- Organizational performance Dimensões culturais Cultural public organization Cultural dimensions |
Abstract: | As organizações públicas e privadas vêm demostrando emergente necessidade de melhoramento em seus desempenhos com intuito de alcançar produtos e/ou serviços de qualidade que atendam às necessidade e expectativas de seus clientes. Objetivando encontrar respostas às latentes questões que pairam sobre a performance das organizações, nos últimos anos vem sendo elaboradas pesquisas e estudos, por diversos estudiosos, mas ainda em número insuficiente, para criar modelos eficientes e aplicáveis nas empresas.
O entendimento de que a organização pública precisa estar atenta e apta a atender seus clientes/cidadãos de maneira eficiente também tem sido crescente foco de alguns pesquisadores que observam e estudam estas organizações, considerando e respeitando suas características particulares que as diferem das organizações do setor privado.
Observando relatos elaborados por pesquisadores e por intérmedio de uma pesquisa de campo realizada numa instituição pública de saúde, foi realizado estudo das dimensões que influenciam a performance das organizações.
Finalmente com os resultados obtidos através da pesquisa realizada, foi possível identificar a ambidextria, o clima de serviço e aprendizagem organizacional como dimensões culturais relevantes na influência da performance da Secretária Municipal de Saúde de Jataí. The public and private organizations has been showing emergent need for improvement in their development with the aim of achieving products and/or quality services that meet the needs and expectations of their customers. Aiming to find answers to latent issues that come out of the organizations performances. In recent years is being developed research and studies by various scholars, but still insufficient to create efficient models and applied in enterprises. The understanding that the public organizations must be attentive and prepared to serve its customers/citizens in a efficient manner has also been increasing focus of some researchers who observe and study those organizations , considering and respecting their particular characteristic that distinguish them from private sector organizations. Observing reports prepared by researchers and through a local research realized inside a public health institution was realized study of the dimensions that influence the performance of organizations. Finally with the results obtained through the survey, it was possible to identify the ambidextria, the service atmosphere and organizational learning as cultural dimensions relevant in influencing the performance of the Municipal Secretary of Health of Jatai. |
Degree: | Mestrado em Gestão de Empresas |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
master_vanessa_souza_lobato.pdf | 1,01 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.