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http://hdl.handle.net/10071/3939
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Title: Business networking: as necessidades de aquisição de competências dos executivos em Portugal
Authors: Barreira, Valter Alcoforado
Orientador: Dionísio, Pedro
Keywords: Business network
Skills e competências
Marketing boca-a-boca
Redes sociais
Business network
Skills and competences
Word of mouth marketing
Social networks
Issue Date: 2010
Citation: BARREIRA, Valter Alcoforado - Business networking: as necessidades de aquisição de competências dos executivos em Portugal [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2010. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/3939>.
Abstract: Nos negócios, as relações informais entre os Executivos, são percebidas como fundamentais para o sucesso destes e das suas organizações, mas a detenção de competências específicas para criar, desenvolver e obter resultados deste tipo de redes de contactos, parece ser insuficiente. A percepção de que o Networking é uma competência e que portanto, pode ser adquirida e transferida através de sistemas organizados, não parece ser popular entre a comunidade de negócios. Partindo desta realidade, o presente estudo propõem-se esclarecer se existe um fosso (Gap) entre as práticas actuais dos Executivos a trabalharem no mercado português e as melhores práticas, originando necessidades de aquisição de competências em Business Networking e ainda, explorar possíveis formatos de aquisição das mesmas. Na elaboração deste estudo qualitativo e exploratório, realizaram-se dois Focus Groups, um com Executivos com funções de gestão geral, comercial, marketing e outro com Executivos de recursos humanos. Foi, também, realizado um levantamento de percepções de nível de competência em Business Networking, usando uma escala de ordenação. O presente estudo confirma a existência do Gap anteriormente teorizado, tanto no que se refere a competências estratégicas como a operacionais e manifesta-se nas três fases do processo de Networking: Aquisição de contactos, Cultivação das relações e Capitalização das relações (obtenção de valor). Os Executivos reconhecem e valorizam ainda a necessidade de o suprir, sugerindo a Formação e o Coaching como os formatos mais adequados para a transferência de competências. Foram identificados como principais destinatários destas acções de Formação e Coaching em Business Networking, os Executivos com responsabilidades de desenvolvimento de negócio (considerado obrigatório) e os de recursos humanos e ligados a programas de desenvolvimento de carreira.
In business, informal relationships between Executives are perceived as critical to the success of themselves and their organizations, but the possession of specific skills to create, develop and achieve results from such networks of contacts, seem insufficient. The perception that Networking is a skill/competence and therefore can be acquired and transferred trough organized systems, does not seems to be popular amongst the business community. From these assumptions, this study proposed to clarify whether there is a Gap between the current practices of the Executives working in the Portuguese market, and the best practices, therefore creating needs of competences/skills in Business Networking, and also explore possible formats for acquiring them. This qualitative and exploratory study, worked with two Focus Groups, one with Executives with roles on general management, commercial and marketing management, and the other with executives working in human resources management. A survey of perceptions business networking skills and competences, using a ranking scale, was also conducted. This study confirms the existence of the Gap previously theorized, both with regard to operational and strategic skills as manifested in the three stages of the Networking process: Acquisition of contacts, Development of the relationships and Achievement of results (value from the network). The Executives also recognize and value the need to reduce that Gap, suggesting Training and Coaching as the better formats for the transfer of the competences/skills. The executives with responsibilities for business development (considered mandatory) and the ones working in human resources and career development programs were identified as the primary recipients of these Training and Coaching actions in Business Networking.
URI: http://hdl.handle.net/10071/3939
Designation: Mestrado em Marketing
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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Projecto Tese Mestrado de Valter Alcoforado Barreira[1].pdf1.93 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


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