Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/3847
Autoria: Braz, Augusta Santos
Orientação: Jesus, Maria Antónia Jorge de
Data: 2010
Título próprio: Implementação de instrumentos de apoio à gestão numa pequena empresa de retalho
Referência bibliográfica: Braz, A. S. (2010). Implementação de instrumentos de apoio à gestão numa pequena empresa de retalho [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/3847
Palavras-chave: Contabilidade de gestão
Imputação de custos indirectos
Análise custos/volume/resultados
Margem de contribuição
Management accounting
Cost allocation
Cost/volume/profit analysis
Contribution margin
Resumo: Este trabalho de projecto empresarial foi desenvolvido para aplicar na empresa C – Produtos para Tabacarias, Lda., sedeada no concelho de Lisboa, tendo como principal objectivo proporcionar à empresa com instrumentos de apoio à tomada de decisão, que possam constituir um suporte fundamentalpara a sua gestão da empresa. Com suporte na revisão de literatura, foram analisadas as etapas dos sistemas de Contabilidade de Gestão e as principais características dos mais referenciados métodos de apuramento dos custos; foram ainda abordados alguns dos métodostradicionais de apuramento dos custos dos produtos/serviços, aprofundando o Método das Secções Homogéneas (MSH) e o método ABC – Activity Based Costing. Após a descrição das suas características, segue-se uma análise comparativa e critica entre os dois modelos. Finalmente, são apresentadas várias ferramentas de apoio à decisão, sendo posteriormente avaliadas quais delas se mostram mais adequadas à empresa C. Com o sistema implementado a empresa pode agora facilmente conhecer a margem de contribuição de cada um dos segmentos emque opera e, deste modo, acompanhar e tomar as medidas adequadas para atingir os objectivos determinados pela gestão. Para além disso, é agora possível calcular o ponto crítico e a margem de segurança da empresa, para que os responsáveis pela gestão conheçam a situação global das vendas face à cobertura dos custos fixos, para além da contribuição dos vários segmentos para esse montante, bem como a margem de segurança que lhes possibilite avaliar o risco, global e por segmento, para resistir a uma eventual quebra nas vendas. O desenvolvimento deste projecto permitiu concluir que não existem sistemas perfeitos e que, ponderadas as vantagens e limitações de cada um deles, ao implementar na empresa as ferramentas de gestão, há que atender à realidade concreta de cada organização.
This project was developed to be implemented in a sized company called Company C, seated in Lisbon, with the aim of providing the company with tools to support decision making, to form a vital support for its management. Based on the available literature, we have analyzed the different stages of Cost Accounting Systems as well as the main features of the most recognized process costing methods; we have also addressed some ofthe traditional process costing methods regarding products/services, while thoroughly examining the La Méthode des Sections Homogènes(MSH) and the ABC method - Activity Based Costing. After a description of their characteristics, we present a critical and comparative analysis of these two methods. Finally, we present several tools essential for decision making and then we proceed to assess which are the most suitable ones for company C. With the implemented system, the company can now easily recognize the Contribution Margin of each segment and therefore it can monitor and take appropriate measures to achieve the objectives set by management. In addition, it is now possible to calculate the Breakeven Point and the Margin of Safety of the company. This allows those responsible for the management to recognize the global situation ofsales regarding the fixed costs coverage, as well as the contribution of several segments for the Breakeven Point and the Margin of Safety, that allows them to assess risk, overall and by segment, in order to withstand any downturn in sales. This developed project has allowed us to infer that no Management Accounting system is perfect to implement any management tool, after balancing the advantages and restrictions we must first consider of each organization characteristics.
Designação do grau: Mestrado em Contabilidade
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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