Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/3831
Autoria: Pereira, Hélio Paulino
Orientação: Pereira, Hélia Gonçalves
Data: 2010
Título próprio: Caracterização do turismo de surf Europeu e a sua contribuição para o desenvolvimento sócio-económico do litoral Português
Referência bibliográfica: Pereira, H. P. (2010). Caracterização do turismo de surf Europeu e a sua contribuição para o desenvolvimento sócio-económico do litoral Português [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/3831
Palavras-chave: Surf
Turismo -- Tourism
Segmentação do mercado -- Market segmentation
Europeu
European
Resumo: O principal objectivo deste estudo consistiu no desenvolvimento do conhecimento do Turismo de Surf e do seu aprofundamento no mercado Europeu. Procurou compreender-se as características e comportamentos de viagem dos surfistas para medir os seus efeitos na economia local dos destinos de surf. A metodologia utilizada para exploração foi aplicada por meio de um questionário dirigido à população de praticantes de desportos de ondas e/ouvento, tendo-se obtido uma amostra de 175 indivíduos. Os resultados comprovam a existência de grupos distintos de surfistas que valorizam diferentes variáveis. O conhecimento proporcionado por este estudo permitirá uma abordagem segmentada, por tipo de surfista, garantindo uma melhor aproximação às suas especificidades com o desenvolvimento de produtos orientados para as suas reais necessidades e expectativas.
The main purpose of this study was to develop knowledge in Surf Tourism and to focus on the European market. By understanding the characteristics and travel behaviors of surfers it is possible to measure their effects on the local economy of surf destinations. The methodology used was applied by means of a survey carried out to a population of surfers who depend on waves and/or wind to forward momentum. A sample of 175 individuals was obtained. The results show the existence of different groups of surfers who value different variables. The knowledge provided by this study will allow a segmented approach, by type of surfer, ensuring a better and specific product development oriented to each one´s need and expectation.
Designação do grau: Mestrado em Marketing
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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