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http://hdl.handle.net/10071/3785
acessibilidade
Title: Plano de marketing para uma microempresa de venda directa ao domicílio
Authors: Fernandes, Cláudia Sofia Nunes
Orientador: Figueiredo, Miguel
Keywords: Marketing
Plano de marketing
Venda directa
PME
Marketing plan
Direct selling
SME
Issue Date: 2010
Citation: FERNANDES, Cláudia Sofia Nunes - Plano de marketing para uma microempresa de venda directa ao domicílio [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2010. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/3785>.
Abstract: A Venda Directa tem sido um importante espaço na comercialização de bens e serviços ao longo dos tempos. No entanto, apesar da longa história desta forma de venda, existe uma grande incompreensão em torno da mesma. O objectivo do presente projecto consiste na criação de um plano de marketing para uma micro empresa em nome individual de venda directa ao domicilio, a José Mota Nunes. Com o passar dos anos, esta empresa tem vindo a assistir a uma quebra na sua facturação e a uma redução do número de clientes aos quais vende os seus produtos, apesar das excelentes condições de pagamento e do distinto acompanhamento pós-venda que oferece. Neste sentido, foi feita uma revisão da literatura existente relativa à Venda Directa e ao Marketing nas Pequenas e Médias Empresas. De igual modo, foi feita ainda uma caracterização das envolventes mediata e imediata da empresa em análise. Em conjunto com a caracterização da empresa, esta pesquisa permitiu identificar quais os principais pontes fortes e fracos que qualificam a José Mota Nunes, e que definem a criação de uma estratégia adequada aos objectivos da empresa. O plano de marketing desenvolvido reflecte a necessidade da empresa melhorar os seu posicionamento e de rever as suas áreas de actuação. A oferta da José Mota Nunes deverá igualmente sofrer algumas alterações, com a eliminação de produtos que em nada melhoram a performance da empresa. Na definição de preços, é importante a consideração dos preços praticados pela concorrência e a criação de promoções que incentivem o cumprimento das prestações por parte dos clientes. No que respeita à comunicação da empresa, a José Mota Nunes deverá apostar no estabelecimento de relações de longo prazo dando uso a ferramentas de baixo custo, como a Internet. Em última análise, a previsão da rendibilidade da empresa para os próximos 3 aos mostra que, apesar das dificuldades sentidas, a José Mota Nunes tem capacidade para continuar a exercer a sua actividade.
Direct Selling has been an important way of commercializing goods and services over the times. Nevertheless, even though this way of selling has a long history, there is still some incomprehension surrounding it. The objective of the present project consists in the creation of a marketing plan to a micro company of domicile direct selling, José Mota Nunes. Over the years, this company has been watching the decrease of its turnover and the reduction of its clients, even though it offers excellent payment conditions and a distinct after-sales service. Considering this, a review of the existing literature regarding Direct Selling and Marketing for Small and Medium Sized enterprises was made. It was also made a characterization of the mediate and immediate surrounding aspects of the company in analysis. Together with the characterization of the company, this analysis allowed the identification of the main strengths and weaknesses that qualify José Mota Nunes, and that define the creation of a strategy that perfectly fits the company’s objectives. The marketing plan developed reflects the necessity of the company to improve its positioning and to review its action areas. The company offer should also suffer some changes, with the elimination of the products that simply do not improve the company’s performance. Regarding price definition, it is important to consider the prices practiced by the competitors, and also the creation of promotions that encourage the fulfilment of the payments defined by the client himself. Concerning the communication of the company, José Mota Nunes should invest in the establishment of long-term relationships, using low cost tools as the Internet. Finally, the profitability forecast of the company for the next 3 years shows that, even though José Mota Nunes has its difficulties, it still has the ability to keep making the most of its activity.
Description: Projecto
URI: http://hdl.handle.net/10071/3785
Designation: Mestrado em Gestão
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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