Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/3772
Autoria: | Camacho, Orlando Jacinto Fernandes |
Orientação: | Simões, Ana Maria |
Data: | 2010 |
Título próprio: | O Balanced Scorecard como instrumento de gestão e de comunicação da estratégia das Oficinas de S. José - Associação Educativa |
Referência bibliográfica: | Camacho, O. J. F. (2010). O Balanced Scorecard como instrumento de gestão e de comunicação da estratégia das Oficinas de S. José - Associação Educativa [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/3772 |
Palavras-chave: | Balanced Scorecard -- Educação -- Education Comunidade educativa Comunicação -- Communication Community education Trabalho de projeto -- Project work Mestrado |
Resumo: | A globalização veio para ficar, mas a parametrização e personalização dos produtos e serviços
são também cada vez mais uma preocupação das organizações.
Por diversas dificuldades familiares e sociais, a escola vê-se a braços com uma crescente
responsabilidade educativa, para a qual nem sempre está devidamente preparada.
Porque é toda a comunidade que educa, são indispensáveis um diálogo contínuo e uma
sintonia permanente. Os “clientes” do serviço educativo (Alunos, Pais e Outros Encarregados
de Educação) são também os protagonistas do Processo Educativo e, consequentemente,
pertencem à Comunidade Educativa juntamente com os Docentes, Educadores e Outros
Colaboradores.
Inspirando-se no “Sistema Preventivo” de S. João Bosco, fundador dos Salesianos, as OSJ
procuram responder de forma adequada ao desafio da educação da juventude, desafio tão
difícil como indispensável.
À competência educativa é necessário juntar uma organização eficiente. Pela capacidade de
lidar com o intangível, o BSC surge como instrumento adequado para a Gestão e
Comunicação da Estratégia das OSJ.
Excelência, Inovação, Diferenciação e Interacção foram os Vectores Estratégicos
seleccionados, cada qual com os seus objectivos. O Mapa Estratégico, com a relação de causa
e efeito entre os diferentes objectivos, evidencia a missão da instituição, para onde tudo
converge: a educação dos jovens.
Foram organizados os seguintes Processos Internos: Candidatura a Aluno, Educativo,
Realização de Actividades ArtiSport, Preparação e Encerramento do Ano Lectivo,
Candidatura a Educador. Procurou-se estabelecer uma interligação entre estes diferentes
processos e organizar os respectivos registos. Globalization is here to stay, but the parameterization and customization of products and services are also increasingly of concern to organizations. For various social and family difficulties, the school finds itself grappling with a growing educational responsibility for which it is not always well prepared. The "customers" of educational services (students, parents and other caregivers or guardians) are also the protagonists of the educational process and therefore belong to the Education Community together with the Teachers, Educators and Other Staff. As such it is the whole community that educates and an ongoing dialogue and continuous synchronization is essential. Inspired by the "Preventive System" of St. John Bosco, founder of the Salesians, OSJ seek to respond adequately to the challenge of educating the youth, a challenge as difficult as it is indispensable. Educational skills are necessary along with an efficient organization. For its ability to deal with the intangible, the BSC emerges as an appropriate instrument for the Management and Communication of the OSJ Strategy. Excellence, Innovation, Differentiation and Strategic Interaction Vectors were selected, each with its own objectives. The Strategic Map, with the relation of cause and effect between the different objectives, highlights the mission of the institution, where everything converges into the education of young people. The following Internal Processes were put in place: Student Enrolment, Complete Educational Process, Management of “ArtiSport" (Extramural) Activities, Preparation and Closing of the Academic Year, Staff/Educator Candidates. We sought to establish an interconnection between these different processes and ensure the correct registration of all record. |
Designação do grau: | Mestrado em Gestão |
Acesso: | Acesso Restrito |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
master_orlando_fernandes_camacho.pdf Restricted Access | 1,5 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir Request a copy |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.