Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/35789
Autoria: Martins, Luísa Ferreira Inácio do Vale
Orientação: Gonçalves, Rui Alexandre Henriques
Data: 31-Out-2025
Título próprio: Transportes públicos automatizados em Portugal: A perceção e intenção de uso do consumidor
Referência bibliográfica: Martins, L. F. I. do V. (2025). Transportes públicos automatizados em Portugal: A perceção e intenção de uso do consumidor [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/35789
Palavras-chave: Intenção de uso
Metodologia mista
Modelo de aceitação tecnológica
Perceção consumidor
Teoria unificada de aceitação e uso de tecnologia
Transportes públicos automatizados
Automated public transports
Consumer perception
Intention to use
Mixed methods methodology
Technology acceptance model
Unified theory of acceptance and use of technology
Resumo: A economia Portuguesa tem vindo a crescer e com ela a procura por transportes coletivos urbanos de qualidade, pontuais, eficientes e económicos. Assim a ideia de transportes públicos automatizados (TPA) em Portugal tem vindo a crescer. Consequentemente, a aceitação do consumidor deve ser uma condição prévia à implementação de uma nova tecnologia, de forma a permitir que a mesma atinga os seus benefícios esperados. Por conseguinte, pretende-se responder a duas questões de pesquisa através de uma metodologia mista. Com o objetivo de perceber que fatores influenciam a aceitação dos TPA, foi desenvolvido um questionário, com base nos modelos teóricos Modelo de Aceitação Tecnológica e a Teoria Unificada de Aceitação e Uso de Tecnologia. Em adição, com o intuito de aprofundar e completar a informação, foram realizadas entrevistas a profissionais do setor devido à visão mais personalizada e informada do tema. Os resultados revelaram que os Portugueses têm uma predisposição neutra com tendência positiva para adotar o uso de TPA. Os fatores que influenciam positivamente a intenção de uso de TPA são a Utilidade percebida; Motivação hedónica; Expetativa de desempenho comparado com os meios de transporte atuais e Segurança percebida e o que influencia negativamente é a Influência social. Destacaram-se preocupações, mas também foi reconhecido o potencial desta nova tecnologia. A triangulação entre os dados mistos permitiu reforçar e aprofundar as conclusões, cooperando assim para a evolução da literatura sobre a aceitação dos usuários em relação aos TPA e contribuir para a implementação de um sistema de TPA em Portugal num futuro próximo.
The Portuguese economy has been growing, accompanied by a growing demand for an urban collective transport system that has quality, accuracy, efficiency and is affordable. In this context, the concept of automated public transports (APT) in Portugal has gained increasing attention. Therefore, consumer acceptance is considered a prerequisite for the successful implementation of a new technology, ensuring that its expected benefits can be achieved. In consequence, this study aims to answer two research questions through a mixed-methods approach. With the objective of understanding the main factors influencing APT acceptance, a survey was conducted based on the Technology Acceptance Model and the Unified Theory of Acceptance and Use of Technology. In addition, with the goal of deepen and completing the analysis, semi-structured interviews were carried out with professionals from the sector, due to a more personalized and informed perspective on the topic. The findings reveal that Portuguese consumers display a neutral predisposition with a positive tendency towards adopting APT. The factors positively influencing the intention to use include Perceived usefulness; Hedonic motivation; Performance expectancy compared to the current mean of transport and Perceived safety, while Social influence showed a negative relationship. Although concerns were highlighted participants also acknowledged the potential of this new technology. The triangulation of mixed data strengthened and deepens the conclusions. This research adds to the academic literature on consumer acceptance of APT and it contributes for a near future implementation of an automated public transport system in Portugal.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Empresas
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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