Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/35694
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGrilo, Teresa Sofia Sardinha Cardoso de Gomes-
dc.contributor.authorBastos, Matilde Nunes de-
dc.date.accessioned2025-12-05T12:41:00Z-
dc.date.available2025-12-05T12:41:00Z-
dc.date.issued2025-10-24-
dc.date.submitted2025-08-
dc.identifier.citationBastos, M. N. de (2025). Fostering the adoption of e-grocery in Lisbon [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/35694por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/35694-
dc.description.abstractE-commerce has grown steadily across Europe, yet Portugal lags behind the European Union average in e-commerce adoption, particularly in the grocery market. In 2024, e-grocery sales represented a small share of the national grocery market, used mainly by a small group of consumers and often as a supplement to in-store grocery shopping. This study examines the e-grocery market in Portugal, specifically emphasizing the adoption of this channel within the city of Lisbon. Employing a mixed methodology - comprising semi-structured interviews and a quantitative survey involving 231 participants - it aims to characterize user profiles, identify adoption barriers, and examine key factors influencing e-grocery usage. The findings suggest that e-grocery services in Portugal demonstrate low market penetration, with the primary obstacles to adoption comprising limited trust in product selection, concerns regarding freshness, and reluctance to pay delivery fees or await deliveries. Convenience aspects primarily drive motivation for e-grocery intention of use. Statistical analysis indicates no significant association between the adoption of e-grocery and sociodemographic indicators, and most factors influencing e-grocery do not fluctuate with the frequency of use. This work contributes to addressing the gap in e-grocery adoption in Portugal. It offers strategic guidance for retailers to enhance the consumer experience, bolster consumer confidence, and optimize operational efficiency.por
dc.description.abstractO comércio eletrónico tem crescido de forma constante em toda a Europa, no entanto, em Portugal fica atrás da média da União Europeia, particularmente no mercado do retalho alimentar. Em 2024, as vendas de retalho alimentar online representavam uma pequena percentagem ao nível nacional, sendo utilizadas principalmente por um pequeno grupo de consumidores e, muitas vezes, como suplemento às compras em lojas físicas. Este estudo examina o mercado de produtos alimentares online em Portugal, na cidade de Lisboa. Através de uma metodologia mista - composta por entrevistas semiestruturadas e um questionário envolvendo 231 participantes - visa caracterizar o perfil dos utilizadores, identificar barreiras à adoção e examinar os principais fatores que influenciam a utilização do retalho alimentar online. Os resultados sugerem que o retalho alimentar online em Portugal demonstra uma baixa penetração, sendo os principais obstáculos à adoção a baixa confiança na seleção de produtos, as preocupações com a frescura e a relutância em pagar taxas de entrega e aguardar entregas. Os aspetos de conveniência são os principais motivadores da intenção de utilização do retalho alimentar online. A análise estatística indica que não existe uma associação significativa entre a adoção do retalho alimentar online e os indicadores sociodemográficos, e a maioria dos fatores que influenciam a sua adoção não varia com a frequência de utilização. Este trabalho contribui para colmatar a lacuna na adoção do retalho alimentar online em Portugal. Oferece orientação estratégica aos retalhistas para melhorar a experiência do consumidor, reforçar a confiança e otimizar a eficiência operacional.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectComércio eletrónico -- E-commercepor
dc.subjectE-grocerypor
dc.subjectAdoption barrierspor
dc.subjectFactors influencing e-grocerypor
dc.subjectLisbonpor
dc.subjectRetalho alimentar onlinepor
dc.subjectBarreiras à adoçãopor
dc.subjectFatores que influenciam o retalho alimentar onlinepor
dc.subjectLisboapor
dc.titleFostering the adoption of e-grocery in Lisbonpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid204026717por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Serviços e da Tecnologiapor
iscte.subject.odsTrabalho digno e crescimento económicopor
iscte.subject.odsIndústria, inovação e infraestruturaspor
iscte.subject.odsProdução e consumo sustentáveispor
dc.subject.jelL81por
dc.subject.jelY40por
dc.subject.jel1L Industrial organizationpor
dc.subject.jel1Y Miscellaneous categoriespor
thesis.degree.departmentDepartamento de Marketing, Operações e Gestão Geralpor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_matilde_nunes_bastos.pdf1,16 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.