Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/35647
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlmeida, Maria Teresa de-
dc.contributor.authorvom Kolke, Lea-
dc.date.accessioned2025-11-26T13:29:00Z-
dc.date.available2025-11-26T13:29:00Z-
dc.date.issued2025-10-22-
dc.date.submitted2025-07-
dc.identifier.citationvom Kolke, L. (2025). Perceiving charisma through avatars and humans: The role of trust and follower personality [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/35647por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/35647-
dc.description.abstractCharismatic leadership is described as the ability to communicate in a visionary, emotional and values-based manner through the use of concrete verbal and nonverbal charismatic leadership tactics. Current research confirms that integrating these in human leader communication augments the perception of a leader as charismatic. With the growing use of artificial intelligence, the question arises whether charismatic leadership tactics can be as well transmitted with a comparable charismatic effect via artificial intelligence-generated avatars. Drawing on signaling theory, this study investigates whether the nature of the leader (human versus avatar) influences the perception of charismatic leadership and whether this relationship is mediated by trust in the leader and moderated by follower personality traits. To answer these questions, an online experimental study was conducted, and a total of 137 participants were randomly assigned to one of four conditions, viewing either a human leader or an avatar leader delivering a charismatic or neutral speech. The results of an ANCOVA and a moderation mediation analysis revealed that human leaders were perceived as significantly more charismatic and trustworthy than avatar leaders. Trust was found to partially mediate the relationship between the nature of the leader and perceived charismatic leadership, while no significant moderation effect was found by follower personality traits. Findings are discussed as well as potential limitations and suggestions for future research.por
dc.description.abstractA liderança carismática é descrita como a capacidade de comunicar de forma visionária, emocional e baseada em valores, por meio do uso de táticas concretas de liderança carismática verbais e não verbais. Investigação recente confirma que a integração destas táticas na comunicação de líderes humanos aumenta a percepção do líder como carismático. Com o crescente uso da inteligência artificial, surge a questão de saber se as táticas de liderança carismática’s podem ser transmitidas com um efeito carismático comparável por meio de avatares gerados por inteligência artificial. Com base na teoria do sinal, este estudo investiga se a natureza do líder (humano versus avatar) influencia a percepção da liderança carismática, e se essa relação é mediada pela confiança no líder e moderada pelas características de personalidade dos seguidores. Para responder a estas questões, foi conduzido um estudo experimental online no qual um total de 137 participantes foi distribuído aleatoriamente em quatro condições, podendo assistir a um discurso carismático ou neutro por parte de um líder humano ou um líder avatar. Os resultados de uma ANCOVA e de uma análise de mediação moderada revelaram que os líderes humanos foram percebidos como significativamente mais carismáticos e confiáveis do que os líderes avatar. A confiança mostrou-se como mediadora parcial da relação entre a natureza do líder e a percepção da liderança carismática, enquanto não foi encontrado nenhum efeito de moderação significativo das características de personalidade dos followers. Os resultados são discutidos, assim como possíveis limitações e sugestões para estudos futuros.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCharismatic leadershippor
dc.subjectCharismatic leadership tacticspor
dc.subjectAvatarspor
dc.subjectConfiança -- Trustpor
dc.subjectPersonality traitspor
dc.subjectLiderança carismáticapor
dc.subjectTáticas de liderança carismáticapor
dc.subjectTeoria do sinal -- Signal theorypor
dc.subjectAvatarespor
dc.subjectTraços de personalidadepor
dc.titlePerceiving charisma through avatars and humans: The role of trust and follower personalitypor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid204024196por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Recursos Humanos e Consultadoria Organizacionalpor
dc.subject.jelO15por
dc.subject.jelD23por
dc.subject.jel1O Economic development, innovation, technological change, and growthpor
dc.subject.jel1D Microeconomicspor
thesis.degree.departmentDepartamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacionalpor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_lea_vom_kolke.pdf3,26 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.