Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/35568
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPinto, Filipa de Carvalho Rosado-
dc.contributor.authorMarques, Maria Francisca de Carvalho Bastos-
dc.date.accessioned2025-11-19T13:14:54Z-
dc.date.issued2025-10-09-
dc.date.submitted2025-09-
dc.identifier.citationMarques, M. F. de C. B. (2025). Exploring the influence of perceived sustainability on brand coolness in the beauty industry [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/35568por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/35568-
dc.description.abstractEste estudo investiga a relação entre a perceção de sustentabilidade e brand coolness, e como a perceção de brand coolness influencia o amor à marca, a confiança na marca e as intenções de comportamento no setor da beleza, especificamente em produtos de cuidado capilar. A sustentabilidade tornou-se um fator fulcral para os consumidores, em particular Millenials e a Geração Z, que valorizam cada vez mais marcas ecologicamente conscientes. O estudo analisa de que forma práticas sustentáveis contribuem para a perceção da marca e para o fortalecimento das relações entre consumidores e marcas. Os dados foram recolhidos através de um questionário online e analisados com métodos quantitativos. Os resultados indicam que a sustentabilidade percebida impacta positivamente a perceção de brand coolness, que, por sua vez, está positivamente associada com o amor à marca, a confiança na marca e as intenções de comportamento. Estes resultados demonstram que a sustentabilidade não é apenas eticamente relevante, mas também estrategicamente valiosa. O estudo oferece orientações práticas para gestores de marcas e profissionais de marketing, destacando a importância de integrar sustentabilidade, relevância cultural e originalidade na estratégia da marca, de forma a fortalecer a relação com os consumidores e a impulsionar sucesso da marca.por
dc.description.abstractThis study investigates the relationship between perceived sustainability and brand coolness, and how brand coolness influences brand love, brand trust, and behavioral intentions in the beauty sector, focusing on hair care products. Sustainability has become a key factor for consumers, especially Millennials and Gen Z, who increasingly value environmentally responsible brands. The study investigates how sustainable practices contribute to brand perception and the resulting consumer-brand relationships. Data were collected through an online questionnaire and analysed using quantitative methods. The results show that perceived sustainability positively impacts brand coolness, which in turn enhances brand love, brand trust, and behavioral intentions. These results highlight that sustainability is not only ethically relevant but also strategically valuable. The study provides practical guidance for brand managers and marketers, highlighting the importance of integrating sustainability, cultural relevance, and originality into brand strategy to strengthen consumer brand relationships and drive brands to success.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectSustentabilidade percebidapor
dc.subjectBrand coolnesspor
dc.subjectBrand lovepor
dc.subjectConfiança na marcapor
dc.subjectIntenções comportamentaispor
dc.subjectSetor de produtos capilarespor
dc.subjectPerceived sustainabilitypor
dc.subjectBrand trustpor
dc.subjectBehavioral intentionspor
dc.subjectHair care industrypor
dc.titleExploring the influence of perceived sustainability on brand coolness in the beauty industrypor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid204022991por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Marketingpor
dc.date.embargo2027-10-09-
iscte.subject.odsIndústria, inovação e infraestruturaspor
iscte.subject.odsCidades e comunidades sustentáveispor
iscte.subject.odsProdução e consumo sustentáveispor
dc.subject.jelM31por
dc.subject.jelQ01por
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economicspor
dc.subject.jel1Q Agricultural and natural resource economics - Environmental and ecological economicspor
thesis.degree.departmentDepartamento de Marketing, Operações e Gestão Geralpor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_maria_bastos_marques.pdf
  Restricted Access
2,36 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.