Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/35554
Autoria: Bampoqui, Roqui
Orientação: Menchero, Maria Asensio
Data: 23-Out-2025
Título próprio: Políticas educativas para promover o STEM (Ciência, tecnologia, engenharia e matemática) na Guiné-Bissau
Referência bibliográfica: Bampoqui, R. (2025). Políticas educativas para promover o STEM (Ciência, tecnologia, engenharia e matemática) na Guiné-Bissau [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/35553
Palavras-chave: Educação STEM
Políticas educativas
Desenvolvimento sustentável -- Sustainable development
STEM education
Educational policies
Resumo: O presente trabalho visa analisar as políticas educativas voltadas para a promoção das áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM) na Guiné-Bissau, com foco nos desafios, nas estratégias de intervenção e nas perspetivas de melhoria no contexto educacional nacional. O estudo surge da necessidade de compreender como as práticas educativas podem contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico num país com significativas limitações de infraestrutura, formação docente e igualdade de acesso. A problemática centra-se na insuficiente integração das áreas STEM nos currículos escolares, na carência de professores qualificados e nas desigualdades de acesso, especialmente entre raparigas e populações rurais (UNESCO, 2023). As perguntas de investigação procuram explorar quais políticas públicas têm sido implementadas, com que eficácia, e de que forma dialogam com o contexto local. O objetivo geral é analisar de que forma as políticas de educação em STEM podem ser integradas e fortalecidas no subsistema do ensino superior da Guiné-Bissau, de modo a melhorar a qualidade e a relevância da formação científica e tecnológica. Os objetivos específicos incluem: explorar as melhores práticas de políticas educativas de STEM em outros países que possam ser adaptadas à realidade da Guiné-Bissau; identificar as barreiras sociais, culturais e económicas que afetam a implementação das políticas educativas de STEM; analisar em que medida os currículos atuais contemplam STEM e propor caminhos para a sua revisão e atualização; sugerir a atualização dos currículos de forma a incluir mais conteúdos de STEM e a adotar metodologias de ensino inovadoras. No enquadramento teórico e na revisão da literatura, examina-se a realidade do ensino STEM na Guiné-Bissau, destacando-se a crescente valorização global destas áreas como vetor de desenvolvimento (Bybee, 2020; Marginson et al., 2021). A dissertação discute iniciativas de formação docente, projetos de empoderamento feminino (Stoeger et al., 2023), apoio internacional (Banco Mundial, 2022) e a necessidade de revisão e atualização curricular (Silva et al., 2022). A análise das tentativas de programas de sensibilização em STEM mostra como projetos locais e vinternacionais têm procurado integrar abordagens como a aprendizagem baseada em problemas (Hmelo-Silver, 2022), promover a participação feminina e fomentar o uso de tecnologias digitais para mitigar limitações geográficas e estruturais. Parcerias com ONGs e com o setor privado, como o programa da Fundação STEM África, são destacadas como exemplos positivos. A metodologia baseia-se numa abordagem quantitativa e qualitativa, com recurso à análise documental e à aplicação de questionários a professores, pais, encarregados de educação e alunos.
The present work aims to analyse educational policies aimed at promoting the fields of Science, Technology, Engineering, and Mathematics (STEM) in Guinea-Bissau, focusing on the challenges, intervention strategies, and prospects for improvement in the national educational context. The study arises from the need to understand how educational practices can contribute to scientific and technological development in a country with significant limitations in infrastructure, teacher training, and access equity. The issue centers on the insufficient integration of STEM areas in school curricula, the lack of qualified teachers, and access inequalities, especially among girls and rural populations (UNESCO, 2023). The research questions aim to explore which public policies have been implemented, with what effectiveness, and how they dialogue with the local context. The overall goal is to analyze how STEM education policies can be integrated and strengthened in the higher education subsystem of Guinea-Bissau to improve the quality and relevance of scientific and technological training. Specific objectives include Exploring best practices of STEM educational policies in other countries that can be adapted to the reality of Guinea-Bissau. Identify the social, cultural, and economic barriers that affect the implementation of educational policies to promote STEM. Update the school curriculum to include more STEM content and adopt innovative teaching methodologies. In the theoretical framework and literature review, the reality of STEM education in Guinea-Bissau is examined, highlighting the growing global appreciation for these areas as vectors of development (Bybee, 2020; Marginson et al., 2021). The dissertation discusses teacher training initiatives, women's empowerment projects (Stoeger et al., 2023), international support (World Bank, 2022), and the need for curriculum updates (Silva et al., 2022). The analysis of attempts at STEM awareness programs shows how local and international projects have sought to integrate approaches such as problem-based learning (Hmelo-Silver, 2022), promote female participation, and use digital technologies to mitigate geographical and structural limitations. Partnerships with NGOs and the private sector, such as the program by the STEM Africa Foundation, are highlighted as positive examples. The methodology is based on a qualitative approach, utilizing documentary analysis and applying questionnaires to teachers, parents and guardians, and students.
Designação do Departamento: Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas
Designação do grau: Mestrado em Administração Pública
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_roqui_bampoqui.pdf503,78 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons