Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/35507
Autoria: Conim, Francisco Lobo Ferreira Marques
Orientação: Jerónimo, Carlos Miguel Correia Hernandez
Data: 30-Jul-2025
Título próprio: ROI of Project Management certifications
Referência bibliográfica: Conim, F. L. F. M. (2025). ROI of Project Management certifications [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/35507
Palavras-chave: Project management
Certificação -- Certification
ROI
Value of certifications
PMP
Gestão de projetos
Valor das certificações
Resumo: This study explores the return on investment (ROI) of project management certifications from an organizational perspective. Even though certifications are perceived as valuable at a personal level, their actual value to companies remains underexplored and difficult to quantify. By interviewing certified and non-certified professionals, using a qualitative and exploratory methodology, this study addresses the benefits and organizational outcomes associated with certifications such as the PMP. The findings suggest that these certifications may bring several context-dependent intangible benefits to companies, such as increased credibility, improved structure, and greater client trust, which may help explain the difficulty in calculating their ROI. Experience and interpersonal skills were mentioned multiple times as more reliable indicators of performance than certification alone. Finally, the research emphasizes the existing methodological gap regarding the practical evaluation of certification returns. By clarifying how companies interpret and use certifications, this study contributes to a better understanding of their strategic relevance and proposes directions for future research to address this gap.
Este estudo explora o retorno do investimento (ROI) das certificações de gestão de projetos numa perspetiva organizacional. Embora as certificações sejam vistas como valiosas a nível pessoal, o seu valor real para as empresas continua a ser pouco explorado e difícil de quantificar. Ao entrevistar profissionais certificados e não certificados, utilizando uma metodologia qualitativa e exploratória, este estudo aborda os benefícios e os resultados organizacionais associados à existência de certificações como o PMP. Os resultados sugerem que estas certificações podem trazer vários benefícios intangíveis e muito dependentes do contexto para as empresas, tais como maior credibilidade, melhor estrutura e maior confiança dos clientes, o que pode ajudar a explicar a dificuldade em calcular o seu ROI. A experiência e as competências interpessoais foram mencionadas várias vezes como indicadores de desempenho mais fiáveis do que a certificação por si só. Por fim, a pesquisa enfatiza a lacuna metodológica existente em relação à avaliação prática do retorno da certificação. Ao clarificar a forma como as empresas interpretam e utilizam as certificações, este estudo contribui para uma melhor compreensão da sua relevância estratégica e propõe direções para a investigação futura com vista a colmatar esta lacuna.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Empresas
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_francisco_marques_conim.pdf475,27 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.