Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/35504
Autoria: Leitão, Beatriz Maurício
Orientação: Laureano, Luís Miguel da Silva
Data: 10-Out-2025
Título próprio: O papel da literacia financeira no processo de decisão de compra de habitação em Portugal
Referência bibliográfica: Leitão, B. M. (2025). O papel da literacia financeira no processo de decisão de compra de habitação em Portugal [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/35504
Palavras-chave: Literacia financeira -- Financial literacy
Educação financeira
Habitação
Crédito à habitação -- Home loan
Portugal
Financial education
Financiamento à habitação -- Housing finance
Mortgage
Resumo: A presente dissertação tem como foco analisar o papel da literacia financeira no processo de decisão de compra à habitação em Portugal. Atualmente, o acesso à habitação tem-se tornado cada vez mais limitado, refletindo uma clara crise habitacional no país. Portugal é, de facto, o país da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) onde é mais difícil comprar casa. Paralelamente, vivemos numa conjuntura global marcada pela facilidade de acesso ao crédito e, em contraste, pela complexidade do sistema financeiro. Neste contexto, a literacia financeira torna-se uma competência essencial para a vida, permitindo a tomada de decisões financeiras mais informadas e conscientes. O principal objetivo deste estudo consiste em compreender de que forma estes dois temas, cada vez mais relevantes, se relacionam. Foi realizada uma revisão de literatura centrada na literacia financeira e no acesso à habitação, onde também foram mencionadas as políticas públicas e iniciativas em Portugal. Como método de análise foi realizado um questionário, através do qual, de forma genérica, e mediante diversos testes estatísticos, se pôde constatar que indivíduos com um nível superior de literacia financeira tendem a tomar decisões mais acertadas no âmbito do crédito à habitação e consequentemente na compra de casa. A falta de conhecimento é muitas vezes um dos principais fatores para a existência de problemas financeiros. Assim, promover a literacia financeira torna-se essencial. Garantir o acesso à educação financeira não só diminui desigualdades sociais como pode, indiretamente, garantir o acesso à habitação de forma mais segura e consciente.
This dissertation focuses on analysing the role of financial literacy in the decision-making process of home purchasing in Portugal. Currently, access to housing has become increasingly limited, reflecting a clear housing crisis in the country. In fact, Portugal is the country from the Organisation for Economic Co-operation and Development (OECD) where it is most difficult to buy a house. At the same time, we live in a constantly evolving global context, characterised by the ease of access to credit and, in contrast, the growing complexity of the financial system. In this context, financial literacy emerges as an essential life skill, enabling individuals to make more informed and conscious financial decisions. The main objective of this study is to understand how these two increasingly relevant topics are related. A literature review was conducted, focusing on financial literacy and access to housing, with references to public policies and initiatives in Portugal. As a research method, a questionnaire was applied. Overall, and through various statistical tests, the results revealed that individuals with higher levels of financial literacy tend to make better decisions regarding mortgage credit and, consequently, home ownership. Lack of knowledge is often one of the main factors contributing to financial difficulties. Therefore, promoting financial literacy is essential. Ensuring access to financial education not only helps reduce social inequalities but may also indirectly facilitate safer and more informed access to housing.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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