Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/35499
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCarvalho, Joaquim Paulo Viegas Ferreira de-
dc.contributor.authorGouveia, Maria Inês Francisco Baptista-
dc.date.accessioned2025-11-10T13:01:59Z-
dc.date.available2025-11-10T13:01:59Z-
dc.date.issued2025-09-10-
dc.date.submitted2025-08-
dc.identifier.citationGouveia, M. I. F. B. (2025). Variáveis determinantes da Literacia Financeira em Portugal [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/35499por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/35499-
dc.description.abstractA presente dissertação visa analisar os fatores determinantes da literacia financeira na população portuguesa, explorando como as variáveis sociodemográficas e comportamentais influenciam os níveis individuais de literacia. Num contexto de crescente complexidade económica e diversificação dos produtos financeiros, a capacidade de tomar decisões informadas e responsáveis sobre rendimento, poupança e crédito é fundamental para o bem-estar financeiro. Com base na revisão da literatura, a literacia financeira é definida como uma combinação de conhecimentos, atitudes, comportamentos e competências que permitem aos indivíduos gerir eficazmente as suas finanças pessoais (Huston, 2010; Lusardi & Mitchell, 2014). A investigação adotou uma abordagem quantitativa, através da aplicação de um questionário online a uma amostra não probabilística de 420 indivíduos residentes em Portugal, com idades entre os 18 e os 65 anos. Os dados foram analisados com o auxílio dos softwares Microsoft Excel, IBM SPSS e Python. Os resultados demonstram relações estatisticamente significativas entre o nível de literacia financeira e variáveis como a idade, o grau de escolaridade e a região de residência. Embora a maioria dos inquiridos revele uma perceção positiva sobre os seus conhecimentos financeiros, persistem lacunas no que diz respeito à formação formal. Além disso, hábitos de poupança regulares e a definição de objetivos financeiros estão associados a maior resiliência financeira. Conclui-se que a promoção da literacia financeira requer programas de educação adaptados aos diferentes perfis da população, promovendo a inclusão e o bem-estar económico.por
dc.description.abstractThis dissertation aims to analyze the determinants of financial literacy in the Portuguese population, exploring how sociodemographic and behavioral variables influence individual literacy levels. In a context of growing economic complexity and diversification of financial products, the ability to make informed and responsible decisions about income, savings and credit is fundamental to financial well-being. Based on the literature review, financial literacy is defined as a combination of knowledge, attitudes, behaviors and skills that enable individuals to effectively manage their personal finances (Huston, 2010; Lusardi & Mitchell, 2014). The research adopted a quantitative approach, applying an online questionnaire to a non-probabilistic sample of 420 individuals living in Portugal, aged between 18 and 65. The data was analyzed using Microsoft Excel, IBM SPSS and Python software. The results show statistically significant relationships between the level of financial literacy and variables such as age, level of education and region of residence. Although the majority of respondents have a positive perception of their financial knowledge, there are still gaps when it comes to formal training. In addition, regular savings habits and setting financial goals are associated with greater financial resilience The conclusion is that promoting financial literacy requires education programs adapted to the different profiles of the population, promoting inclusion and economic well-being.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectLiteracia financeira -- Financial literacypor
dc.subjectEducação financeirapor
dc.subjectComportamento financeiropor
dc.subjectFatores sociodemográficospor
dc.subjectPoupança -- Savingspor
dc.subjectResiliência financeirapor
dc.subjectFinancial educationpor
dc.subjectFinancial behaviorpor
dc.subjectSociodemographic factorspor
dc.subjectFinancial resiliencepor
dc.titleVariáveis determinantes da Literacia Financeira em Portugalpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid204019494por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestãopor
iscte.subject.odsEducação de qualidadepor
iscte.subject.odsTrabalho digno e crescimento económicopor
iscte.subject.odsReduzir as desigualdadespor
dc.subject.jelG53por
dc.subject.jelD14por
dc.subject.jelD91por
dc.subject.jelC83por
dc.subject.jel1G Financial economicspor
dc.subject.jel1D Microeconomicspor
dc.subject.jel1C Mathematical and quantitative methodspor
thesis.degree.departmentDepartamento de Marketing, Operações e Gestão Geralpor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_maria_ines_gouveia.pdf1,98 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.