Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/35464
Autoria: Almeida, Hugo Miguel Paulino Tordo
Orientação: Ma Shaozhuang
Data: 2-Out-2025
Título próprio: A resource- and institution-based view of the internationalisation of Douro SME wineries: A case study
Referência bibliográfica: Almeida, H. M. P. T. (2025). A resource- and institution-based view of the internationalisation of Douro SME wineries: A case study [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/35464
Palavras-chave: Resource-based view
Teoria institucional -- Institutional theory
Internationalisation
Entry modes
Nework
Portuguese wineries
Visão baseada em recursos
Internacionalização -- Internationalization
Modos de entrada
Redes
Adegas portuguesas
Resumo: This study examines how small and medium-sized enterprises (SMEs) in Portugal's Douro wine region navigate internationalisation amid increasing deglobalisation and limited resources. In-tegrating the resource-based view and the institution-based view, the study explores how inter-nal resources and capabilities, and external institutional conditions jointly shape firms' strategic choices. Employing a sequential mixed-methods design, the research combines an analysis of secondary data with a multiple-unit case study involving in-depth, semi-structured interviews with five senior winery managers. Findings reveal that while product quality reputation is a foundational resource, financial and human capital limitations present significant challenges. Firms primarily rely on intangible resources, such as strong brands and relational capabilities, to navigate international markets. The study identifies significant institutional barriers, includ-ing complex domestic support programmes and foreign bureaucracy, which SMEs overcome by leveraging institutional capabilities and strategic partnerships. While exporting is the domi-nant entry mode, a few firms adopt higher-commitment strategies such as brand ambassadors and joint ventures. The research concludes that the internationalisation of Douro SME wineries is defined by the strategic interplay between their resources, institutional capabilities, and net-works. This confirms the value of a combined theoretical approach in an internationalisation study and provides practical implications for both managers and policymakers in industries rooted in tradition.
Este estudo examina como as pequenas e médias empresas (PMEs) da região vitivinícola do Douro em Portugal encaram a internacionalização num contexto de crescente desglobalização e de recursos limitados. Ao integrar a visão baseada em recursos e a visão baseada em institui-ções, o estudo explora como os recursos e as capacidades internas, e as condições institucionais externas moldam em conjunto as escolhas estratégicas das empresas. Recorrendo a um design de métodos mistos sequencial, a pesquisa combina a análise de dados secundários com um estudo de caso de múltiplas unidades, que envolveu entrevistas semiestruturadas e em profun-didade com cinco gestores seniores de adegas. Os resultados revelam que, embora a reputação de qualidade do produto seja um recurso fundamental, as limitações de capital financeiro e humano representam desafios significativos. As empresas dependem sobretudo de recursos in-tangíveis, como marcas fortes e capacidades relacionais, para navegar nos mercados internaci-onais. O estudo identifica barreiras institucionais significativas, incluindo programas de apoio domésticos complexos e burocracia estrangeira, que as PMEs superam ao alavancar capacida-des institucionais e parcerias estratégicas. Embora a exportação seja o modo de entrada domi-nante, algumas empresas adotam estratégias de maior compromisso, como embaixadores de marca e joint ventures. A pesquisa conclui que a internacionalização das PMEs vitivinícolas do Douro é definida pela interação estratégica entre os seus recursos, capacidades institucionais e redes. Isto confirma o valor de uma abordagem teórica combinada num estudo de internaciona-lização e fornece implicações práticas tanto para gestores como para decisores políticos em indústrias com raízes na tradição.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão Internacional
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_hugo_tordo_almeida.pdf1,71 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.