Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/35460
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorEspanha, Rita-
dc.contributor.authorBaptista, Catarina Morgado-
dc.date.accessioned2025-11-04T12:52:41Z-
dc.date.issued2025-10-02-
dc.date.submitted2025-09-
dc.identifier.citationBatista, C. M. (2025). "Um peso que não se vê": Uma proposta de comunicação em saúde pública [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/35460por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/35460-
dc.description.abstractNas últimas cinco décadas tem-se registado um generalizado aumento das perturbações do comportamento alimentar (PCA). Além de sérias e pervasivas, estas perturbações surgem frequentemente associadas a elevados níveis de comorbidade física, psiquiátrica, taxas de mortalidade e custos hospitalares. Quanto mais tardia for a intervenção, piores serão os prognósticos de recuperação. Reconhecendo-se o potencial da comunicação em saúde pública, nomeadamente através da utilização conjunta dos media tradicionais e "novos" media, para a educação, promoção da saúde e prevenção de doenças, foi desenvolvido o presente Trabalho de Projeto, que sob a denominação "Um peso que não se vê", apresenta um plano estratégico de comunicação para uma campanha de comunicação de saúde pública, a propor, para desenvolvimento e aplicação, à Direção-Geral de Saúde (DGS). Assumindo como princípios base os fundamentos da comunicação em saúde pública e do marketing social, o projeto procura consciencializar a população para o espectro das PCA, prevalência, principais sintomas, fatores de risco, sinais de alerta, mecanismos e formas de apoio e tratamento destas patologias. Desenvolvido com as pessoas no centro, o Projeto, parte de uma revisão de literatura incidente nos conceitos de saúde, comunicação em saúde pública, literacia em saúde, e modelos e teorias de comunicação, que em conjugação com o identificado pela realização de um diagnóstico situacional da problemática das PCA no seu todo e no contexto nacional, permitiu a definição dos grupos-alvo, e elaboração de uma estratégia e propostas de comunicação. Atendendo ao seu escopo e fundamentos, foi ainda desenvolvida uma proposta de autoavaliação para o Projeto.por
dc.description.abstractOver the last five decades there has been a widespread increase in eating disorders (EDs). In addition to being serious and pervasive, these disorders are often associated with high levels of physical and psychiatric comorbidity, mortality rates and hospital costs. The later the intervention, the worse the prognosis for recovery will be. Recognizing the potential of public health communication, namely through the joint use of traditional media and new media, for education, health promotion and disease prevention, this Project Work was developed, which under the name "A weight that can’t be seen", presents a strategic communication plan for a public health communication campaign, to be proposed, for development and implementation, to the Directorate-General for Health (DGS). Assuming as basic principles the foundations of public health communication and social marketing, the project seeks to raise awareness among the population about the spectrum of PCA, prevalence, main symptoms, risk factors, warning signs, mechanisms and forms of support and treatment for these pathologies. Developed with people at the center, this Project is based on a literature review on the concepts of health, public health communication, health literacy, and communication models and theories, which, in conjunction with what was identified through a situational diagnosis of the PCA problem as a whole and in the national context, allowed the definition of target groups, and the development of a communication strategy and communication proposals. Given its scope and foundations, a self-assessment proposal for the Project was also developed.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectComunicação em saúde públicapor
dc.subjectLiteracia em PCApor
dc.subjectModelos e teorias de comunicaçãopor
dc.subjectEstratégia de comunicaçãopor
dc.subjectMarketing social -- Social marketingpor
dc.subjectPerturbações do comportamento alimentarpor
dc.subjectPublic health communicationpor
dc.subjectED literaciespor
dc.subjectCommunication models and theoriespor
dc.subjectCommunication strategypor
dc.subjectSocial marketingpor
dc.subjectDistúrbios alimentares -- Eating disorderspor
dc.title"Um peso que não se vê": Uma proposta de comunicação em saúde públicapor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid204014115por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologiapor
thesis.degree.nameMestrado em Comunicação Cultura e Tecnologias da Informaçãopor
dc.date.embargo2028-10-02-
iscte.subject.odsSaúde de qualidadepor
thesis.degree.departmentDepartamento de Sociologiapor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_catarina_morgado_batista.pdf
  Restricted Access
1,87 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons