Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/35402
Autoria: Campos, Adriana Albuquerque de Oliveira
Orientação: Almeida, Teresa de Jesus Seabra
Data: 6-Out-2025
Título próprio: O poder da escola, entre contextos e culturas: O caso dos alunos com origem imigrante nas escolas básicas da Área Metropolitana de Lisboa
Referência bibliográfica: Campos, A. A. de O. (2025). O poder da escola, entre contextos e culturas: O caso dos alunos com origem imigrante nas escolas básicas da Área Metropolitana de Lisboa [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/35402
Palavras-chave: Cultura de escola
Efeito-escola
Composição da escola
Alunos com origem imigrante
Modos de gestão da diversidade
Desigualdades no desempenho académico
School culture
School effects
School composition
Students with an immigrant background
Diversity management strategies
Inequalities in academic achievement
Resumo: A presente pesquisa contribui para o estudo sociológico do efeito-escola, com destaque para a identificação de configurações e culturas escolares que favorecem ou comprometem o sucesso académico dos alunos com origem imigrante. Este contingente estudantil tem vindo a engrossar as fileiras do sistema educativo português nas últimas décadas, refletindo-se num aumento do interesse científico em caracterizar estes alunos, os seus resultados e experiências escolares. Verifica-se, contudo, um descurar da análise das condições organizacionais em que são integrados ao longo da escolarização, bem como do impacto que as características dos estabelecimentos de ensino têm na (re)produção de desigualdades estruturais. Para responder a estas questões, adotou-se uma abordagem multimétodo que combinou uma metodologia extensiva, com base na análise de estatísticas oficiais de educação, com uma metodologia intensiva, assente num estudo de caso comparado entre dois estabelecimentos na Área Metropolitana de Lisboa com níveis distintos de "eficácia" para alunos do 2.º ciclo com origem imigrante. Os resultados evidenciam a relevância do contexto e da composição sociocultural dos públicos na explicação das desigualdades de desempenho académico. Permitem também complexificar a tese da escola enquanto instituição reprodutora, mostrando como as crenças coletivas sobre as causas do (in)sucesso afetam as estratégias organizacionais de gestão da diversidade interna e, assim, o desempenho académico dos alunos. O caso de uma escola "inesperadamente eficaz" para alunos de origem imigrante, apesar do contexto desfavorecido, confirma a importância da construção coletiva de culturas escolares orientadas para a igualdade.
The present research contributes to the sociological study of the school effect, focusing on identifying school configurations and cultures that either foster or hinder the academic success of students with an immigrant background. This group has grown within the Portuguese education system in recent decades, prompting greater scientific interest in characterising these students, their outcomes, and their experiences. However, there is a lack of analysis of the organisational conditions into which they are integrated, as well as of the impact of school characteristics on the (re)production of structural inequalities. To address these issues, a multimethod approach was adopted, combining an extensive methodology - drawing on official education statistics -with an intensive one, based on a comparative case study of two schools in the Lisbon Metropolitan Area with differing levels of "effectiveness" for primary school students with an immigrant background. The results highlight the importance of context and of the sociocultural composition of the student body to explain inequalities in academic achievement. However, they also complicate the idea of the school as a merely reproductive institution, showing how collective beliefs about the causes of (under)achievement shape organisational strategies for managing internal diversity and, in turn, influence academic outcomes. The case of a school that is "unexpectedly effective" for students of immigrant origin, despite its disadvantaged context, confirms the importance of the collective construction of school cultures for equality.
Designação do Departamento: Departamento de Sociologia
Designação do grau: Doutoramento em Sociologia
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-TD - Teses de doutoramento

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