Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/35347
Autoria: Gil, Ana Luísa Sousa
Orientação: Fernandes, Domingos
Data: 22-Set-2025
Título próprio: Liderança, práticas pedagógicas e resultados escolares: Retrato de um agrupamento português
Referência bibliográfica: Gil, A. L. S. (2025). Liderança, práticas pedagógicas e resultados escolares: Retrato de um agrupamento português [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/35347
Palavras-chave: Liderança escolar
Gestão pedagógica
Avaliação pedagógica -- Pedagogical evaluation
Resultados escolares
School leadership
Pedagogical management
Student achievement
Resumo: O presente estudo centra-se na análise da influência da liderança escolar, individual ou distribuída, no cumprimento efetivo da missão educativa de um contexto escolar. O trabalho examina especificamente como práticas escolares de liderança impactam na criação de práticas pedagógicas tradutoras de uma política de escola e na melhoria dos resultados académicos e sociais dos estudantes. Centrado num estudo de caso instrumental, recorreu-se a uma metodologia mista, alvitrando a compreensão dos resultados por diferentes métodos e instrumentos de recolha de dados incluindo questionário, entrevista de grupo semiestruturada, observação de sala de aula e análise documental. Na componente quantitativa do estudo, participaram 37 adultos, que, em média, exerciam a profissão docente há 27.57 anos. Por sua vez, na componente qualitativa do estudo, participaram o diretor, 6 líderes pedagógicos, 4 representantes de encarregados de educação, 6 funcionários (pessoal não docente), 14 docentes sem cargos de liderança e 75 alunos. Foi encontrado um papel preditor da liderança pedagógica, percebida como bastante eficaz pelos atores escolares, nos resultados dos alunos, académicos e sociais, bem como uma associação, respetivamente, forte e moderada, entre estas variáveis. Foi possível ainda analisar as práticas pedagógicas subjacentes, sem uma relação direta com as políticas escolares advogadas. Este trabalho foi crucial para compreender como a liderança pode assumir-se como preponderante em processos de transformação educativa e melhoria do sistema educativo. O estudo visa ainda fornecer pistas seminais para docentes e líderes elevarem a qualidade do ensino e o sucesso dos alunos, a partir de políticas escolares claras, comuns e eminentemente pedagógicas.
The present study focuses on analyzing the influence of school leadership, whether individual or distributed, on the effective fulfillment of the educational mission within a school context. The work specifically examines how school leadership practices impact the development of pedagogical practices that translate school policy into action and contribute to the improvement of students' academic and social outcomes. Centered on an instrumental case study, a mixed methodology was employed, aiming to understand the results through different methods and data collection instruments, including a questionnaire, semi-structured focus group interview, classroom observation, and document analysis. In the quantitative component of the study, 37 adults participated, with an average of 27.57 years of teaching experience. In the qualitative component, participants included the principal, six pedagogical leaders, four parent representatives, six staff members (non-teaching personnel), fourteen teachers without leadership positions, and seventy-five students. The study identified a predictive role of pedagogical leadership - perceived by school actors as highly effective - in students’ academic and social outcomes, as well as a strong and moderate association, respectively, between these variables. It was also possible to analyze the underlying pedagogical practices, which did not show a direct relationship with the advocated school policies. This research was crucial to understanding how leadership can play a decisive role in processes of educational transformation and in the improvement of the education system. Furthermore, the study aims to provide several insights for teachers and leaders to enhance teaching quality and student success through clear, shared, and eminently pedagogical school policies.
Designação do Departamento: Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas
Designação do grau: Doutoramento em Políticas de Administração e Gestão Escolares
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-TD - Teses de doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
phd_ana_sousa_gil.pdf
  Restricted Access
5,57 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons