Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/35339
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pinho, F. | - |
dc.contributor.author | Mateus, S. | - |
dc.contributor.author | Amaral, P. | - |
dc.contributor.editor | José Augusto Palhares | - |
dc.contributor.editor | Almerindo Janela Afonso | - |
dc.date.accessioned | 2025-10-14T10:50:56Z | - |
dc.date.available | 2025-10-14T10:50:56Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | Pinho, F., Mateus, S., & Amaral, P. (2022). Narrativas de abandono e insucesso escolar na periferia de Lisboa: Fatores e processos. In J. A. Palhares, & A. J. Afonso (Eds.), Infância(s) e juventude(s) na educação contemporânea: Livro de Atas (pp. 332-337). Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd). https://doi.org/10.21814/1822.76457 | - |
dc.identifier.isbn | 978-989-8525-70-3 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/35339 | - |
dc.description.abstract | Neste texto irão debater-se os fatores e processos geradores de insucesso e abandono escolar através da análise de 6 entrevistas biográficas e 4 grupos focais a jovens com diversos perfis sociais, de desempenho escolar e de relação com a educação. As entrevistas e grupos focais foram desenvolvidos em 2017 no quadro de uma pesquisa qualitativa sobre as causas e características do abandono precoce e do insucesso escolar num concelho da Área Metropolitana de Lisboa. A pesquisa decorre do projeto europeu Below 10 (Erasmus +), tendo como objetivo conhecer os diversos perfis de jovens em risco ou em situação de abandono escolar em diferentes territórios europeus. Da análise sobressaem condições de desigualdade específicas e um conjunto de fatores individuais, familiares, escolares e comunitários, que configuram quer as trajetórias escolares, quer as trajetórias biográficas dos jovens. São também esboçadas recomendações específicas para promover o sucesso escolar. | por |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) | - |
dc.relation.ispartof | Infância(s) e juventude(s) na educação contemporânea: Livro de Atas | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Educação -- Education | por |
dc.subject | Abandono precoce | por |
dc.subject | Insucesso escolar -- School failure | por |
dc.subject | Desigualdades | por |
dc.title | Narrativas de abandono e insucesso escolar na periferia de Lisboa: Fatores e processos | por |
dc.type | conferenceObject | - |
dc.event.type | Conferência | pt |
dc.event.location | Braga | por |
dc.event.date | 2022 | - |
dc.pagination | 332 - 337 | - |
dc.peerreviewed | yes | - |
dc.date.updated | 2025-10-14T11:50:07Z | - |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
dc.identifier.doi | 10.21814/1822.76457 | - |
iscte.identifier.ciencia | https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-111602 | - |
Aparece nas coleções: | CIES-CRN - Comunicações a conferências nacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
conferenceObject_111602.pdf | 954,46 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.