Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/35265
Autoria: Wendlinger, Amelie Luise
Orientação: Rodrigues, Ricardo Borges
Data: 23-Jul-2025
Título próprio: A self-determination theory perspective on the impact of gender role attitudes across academic and leisure contexts
Referência bibliográfica: Wendlinger, A. L. (2025). A self-determination theory perspective on the impact of gender role attitudes across academic and leisure contexts [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/35265
Palavras-chave: Intrinsic motivation
Gender role attitudes
Self-determination theory
Academia
Mexico
Motivação intrínseca
Atitudes de papéis de género
Teoria da autodeterminação
Lazer -- Leisure
Resumo: This study examines how Gender Role Attitudes (GRA) indirectly influence Intrinsic Motivation through the framework of Self-Determination Theory (SDT). Specifically, it investigates whether autonomy, competence, and relatedness mediate this effect in both academic and leisure settings. This addresses a gap in understanding how internalised gender beliefs impact motivation through psychological needs. A cross-sectional, correlational design was employed to test parallel and explore serial mediation models. Separate models were analysed for academic and leisure contexts to explore contextual differences. Data were collected from 96 students at a Mexican university, focusing on agricultural careers. Results indicated that more traditional GRA were associated with lower need satisfaction, particularly in competence, which in turn predicted lower Intrinsic Motivation. A serial mediation through competence and autonomy emerged in the academic context, while competence alone mediated the effect in leisure. The findings underscore the importance of egalitarian GRA for SDT need satisfaction and Intrinsic Motivation and suggest that, while competence emerges as a robust mediator across contexts, autonomy may function as a context-dependent mediator, particularly in normative settings such as academia.
Este estudo investiga de que forma as Atitudes de Papéis de Género influenciam indiretamente a Motivação Intrínseca, a partir da perspetiva da Teoria da Autodeterminação. Especificamente, analisa-se as necessidades de autonomia, competência e relação são mediadoras deste efeito nos contexto académico e de lazer. Esta abordagem responde a uma lacuna na compreensão de como as crenças de género internalizadas afetam a motivação através da satisfação das necessidades psicológicas. Adotou-se um desenho correlacional transversal para testar modelos de mediação paralela e, de forma exploratória, de mediação em série. Modelos separados foram analisados para os contextos académico e de lazer, com o objetivo de identificar diferenças contextuais. Os dados foram recolhidos junto de 96 estudantes de uma universidade mexicana, com foco em cursos na área da agricultura. Os resultados indicaram que Atitudes de Papéis de Género mais tradicionais estavam associadas a uma menor satisfação das necessidades, particularmente da competência, o que, por sua vez, previu uma menor Motivação Intrínseca. Verificou-se uma mediação em série através da competência e da autonomia no contexto académico, enquanto que, no contexto de lazer, apenas a competência mediou o efeito. Estes resultados reforçam a importância de Atitudes de Papéis de Género igualitárias para a perceção de si e para a Motivação Intrínseca, e sugerem que se a competência poderá ser um mediador robusto em múltiplos contextos, a autonomia pode funcionar como um mediador dependente, particularmente em contextos normativos como o académico.
Designação do Departamento: Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Designação do grau: Mestrado em Erasmus Mundus em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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