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http://hdl.handle.net/10071/35217
Autoria: | Rodrigues, João Maria Bentes Pimenta Baptista |
Orientação: | Miguel, Luís Pedro |
Data: | 23-Abr-2025 |
Título próprio: | The impact of the consumers' perception on the loyalty relationship with a music artist |
Referência bibliográfica: | Rodrigues, J. M. B. P. B. (2025). The impact of the consumers' perception on the loyalty relationship with a music artist [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/35217 |
Palavras-chave: | Mercado da música -- Music market Portugal Human brand Identidade de marca -- Brand identity Brand authenticity Brand attachment Brand love Fidelidade à Marca -- Brand loyalty Marca humana Autenticidade da marca Apego à marca Amor à marca |
Resumo: | Music is everywhere and helps people connect not only with others but also with themselves. In a market that is constantly changing and evolving, with new artists appearing every day and new ways for them to communicate and connect with their fans, artists need to be aware of this more than ever and have a well-established strategy to achieve their goals and take it to the next level. Analysing the consumer's perspective on some artists and their relationship with them can lead to better strategies and ways to better connect with their fans.
This study analysed how consumers perceive some musical artists from the Portuguese musical environment and how they feel about their fandom relationship with the same artist. Accordingly, this study analysed a series of constructs such as Brand Identity, Authenticity, Attachment, Love, and Loyalty.
The study investigated the relationships between fans and Portuguese music artists, focusing on the constructs of brand identity, authenticity, attachment, and love and how they influence fans’ brand loyalty. The results show that brand identity and brand authenticity moderately affect brand attachment and brand love, with a strong part on the building of strong emotional bonds, brand attachment and brand love are great predictors of brand loyalty, being considered as key tools that should be really well managed and taken into account for the artists to build a strong long-term loyalty relationship with their fans.
In an environment that is becoming increasingly competitive, with new artists appearing almost every day, and in a world that is becoming increasingly digital and where it's becoming easier not only to access music everywhere but also for artists to have a greater presence in the lives of their fans, they need to understand how to stand out in this competitive environment most naturally and consistently, to improve the success of their careers. A música está em todo o lado e ajuda as pessoas a ligarem-se não só aos outros, mas também a si próprias. Num mercado em constante mudança e evolução, com novos artistas a aparecerem todos os dias e novas formas de comunicarem e se ligarem aos seus fãs, os artistas precisam de estar mais do que nunca conscientes disso e de ter uma estratégia bem estabelecida para atingirem os seus objetivos e passarem ao nível seguinte. Analisar a perspetiva do consumidor sobre alguns artistas e a sua relação com eles pode levar a melhores estratégias e formas de melhor se relacionar com os seus fãs. Neste estudo, foi analisada a forma como os consumidores percecionam alguns artistas musicais do meio musical português e como se sentem em termos de relação de fandom com o mesmo artista. Neste sentido, este estudo analisou uma série de constructos, tais como: Identidade da Marca, Autenticidade da Marca, Apego à Marca, Amor à Marca e Lealdade à Marca. O estudo investigou as relações entre os fãs e os artistas musicais portugueses, com foco nos constructos identidade de marca, autenticidade de marca, ligação à marca, amor à marca e como estes influenciam a lealdade dos fãs à marca. Os resultados mostram que a identidade e a autenticidade da marca afectam moderadamente a ligação à marca e o amor à marca, com uma forte influência na construção de fortes laços emocionais, e que a ligação à marca e o amor à marca são grandes preditores da lealdade à marca, sendo consideradas ferramentas chave que devem ser muito bem geridas e tidas em conta para que os artistas construam uma forte relação de lealdade a longo prazo com os seus fãs. Num ambiente cada vez mais competitivo, com o aparecimento de novos artistas quase todos os dias, num mundo cada vez mais digital e onde é cada vez mais fácil não só aceder à música em todo o lado, mas também aos artistas terem uma maior presença na vida dos seus fãs, é importante que estes percebam como se destacar neste ambiente competitivo da forma mais natural e consistente possível, de modo a melhorar o sucesso das suas carreiras. |
Designação do Departamento: | Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral |
Designação do grau: | Mestrado em Marketing |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Restrito |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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