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dc.contributor.advisorSantos, Margarida Rodrigues-
dc.contributor.authorRino, Rúdi Salvador-
dc.date.accessioned2025-09-19T14:35:25Z-
dc.date.issued2025-07-16-
dc.date.submitted2025-05-
dc.identifier.citationRino, R. S. (2025). Exploring the intersection of metaverse dynamics and “Gazelle” companies: Opportunities, challenges, and future trends [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/35192por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/35192-
dc.description.abstractO metaverso tem vindo a afirmar-se como um novo paradigma digital com potencial para alterar a forma como os indivíduos e as empresas se relacionam, consomem e geram valor. Apesar do seu potencial, a adoção estratégica deste ecossistema virtual por parte das empresas está ainda numa fase inicial, particularmente entre as empresas de crescimento rápido conhecidas como “gazelas”. Apesar do seu pensamento inovador e agilidade, muitas destas empresas têm grandes dificuldades em termos de recursos, literacia digital e perceção do risco tecnológico. O objetivo desta dissertação é saber como as empresas “gazela” podem utilizar a dinâmica do metaverso para se diferenciarem e desenvolverem. Para o efeito, foi utilizada uma metodologia construtivista, que se baseou em duas abordagens: Mapeamento Cognitivo e Interpretive Structural Modeling (ISM). Este método permitiu identificar novas possibilidades, obstáculos importantes e elementos cruciais que podem facilitar ou impedir estas empresas de incorporar o metaverso nas suas estratégias. Os resultados destacam a importância de uma visão estratégica, da capacitação digital das equipas e do estabelecimento de ambientes colaborativos que incentivem a escalabilidade e a experimentação. Assim, o estudo contribui para a discussão atual sobre a transformação digital e a expansão empresarial, fornecendo conselhos úteis para as empresas gazela que procuram estabelecer-se competitivamente no mundo virtual.por
dc.description.abstractThe metaverse has been establishing itself as a new digital paradigm with the potential to alter how individuals and businesses connect, consume, and generate value. Despite its potential, the strategic adoption of this virtual ecosystem by businesses is still in its early stages, particularly among fast-growing companies known as "gazelles". Despite their innovative thinking and agility, many of these businesses struggle greatly with resources, digital literacy, and the perception of technological risk. The purpose of this dissertation is to learn how gazelle companies might use the metaverse dynamics to differentiate themselves and develop. To achieve this, a constructivist methodology was used, which was founded on two approaches: Cognitive Mapping and Interpretive Structural Modeling (ISM). This method allowed for the identification of new possibilities, important obstacles, and crucial elements that may facilitate or impede these companies from incorporating the metaverse into their strategies. The findings highlight the importance of having a strategic vision, the digital empowerment of teams, and establishing collaborative environments that encourage scalability and experimentation. Thus, the study contributes to the current discussion on digital transformation and corporate expansion by providing useful advice for gazelle companies looking to establish themselves competitively in the virtual world.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectMetaversopor
dc.subjectEmpresas Gazelapor
dc.subjectMapeamento cognitivopor
dc.subjectMetaversepor
dc.subjectGazelle companiespor
dc.subjectCognitive mappingpor
dc.subjectInterpretive Structural Modeling (ISM)por
dc.titleExploring the intersection of metaverse dynamics and “Gazelle” companies: Opportunities, challenges, and future trendspor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203985800por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestãopor
dc.date.embargo2028-07-15-
iscte.subject.odsEducação de qualidadepor
iscte.subject.odsTrabalho digno e crescimento económicopor
iscte.subject.odsIndústria, inovação e infraestruturaspor
dc.subject.jelL26por
dc.subject.jelO33por
dc.subject.jel1L Industrial organizationpor
dc.subject.jel1O Economic development, innovation, technological change, and growthpor
thesis.degree.departmentDepartamento de Marketing, Operações e Gestão Geralpor
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