Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/35183
Autoria: Pirrolas, Helena Sofia da Silva
Orientação: Silva, Tiago José Ferreira Lapa da
Data: 8-Jul-2025
Título próprio: Os elementos visuais de um videoclipe como construtores de significados simbólicos e narrativos: O caso do videoclipe Poetas de Karaoke do rapper Sam the Kid
Referência bibliográfica: Pirrolas, H. S. da S. (2025). Os elementos visuais de um videoclipe como construtores de significados simbólicos e narrativos: O caso do videoclipe Poetas de Karaoke do rapper Sam the Kid [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/35183
Palavras-chave: Sam the Kid
Semiótica -- Semiotics
Videoclipe
Poetas de Karaoke
Linguagem visual e signo
Music video
Visual language and sign
Resumo: Esta dissertação analisa o videoclipe Poetas de Karaoke, do rapper português Sam the Kid, através de uma abordagem semiótica visual e textual, considerando-o como um objeto multimodal de intervenção cultural. A investigação segue uma metodologia qualitativa, com base na análise documental de um estudo de caso, cruzando as teorias de Ferdinand de Saussure e Charles Sanders Peirce. A perspetiva saussuriana permite explorar o funcionamento interno da linguagem na letra da música, evidenciando a valorização da língua portuguesa, as modificações criativas dos signos linguísticos e a sua função como instrumento de afirmação e transmissão de mensagens. Já a abordagem peirceana aplica-se à análise das imagens do videoclipe, identificando ícones, índices e símbolos que representam a luta do cantor, a sua autenticidade e a crítica social presente na obra. Os contributos de Carol Vernallis (2004, 2013), Gillian Rose (2001) ou Fabian Holt (2011), no campo da análise multimodal, ajudam a compreender de que forma a articulação entre som e imagem reforçam a mensagem do artista e intensificam a receção emocional por parte do público. A análise demonstra que Poetas de Karaoke é mais do que um produto musical: sustenta-se como um espaço multimodal com intervenção simbólica, onde a imagem, o som e a palavra constroem uma estética de identidade, oralidade e contestação cultural.
This dissertation analyzes the music video Poetas de Karaoke by Portuguese rapper Sam the Kid through a visual and textual semiotic approach, considering it as a multimodal object of cultural intervention. The research adopts a qualitative methodology based on documentary analysis within a case study framework, drawing on the theories of Ferdinand de Saussure and Charles Sanders Peirce. The Saussurean perspective enables an exploration of the internal functioning of language in the song lyrics, highlighting the valorization of the Portuguese language, the creative modification of linguistic signs, and their function as instruments of affirmation and message transmission. The Peircean approach is applied to the analysis of the video’s imagery, identifying icons, indices, and symbols that represent the artist’s struggle, authenticity, and the social critique present in the work. The contributions of Carol Vernallis (2004, 2013), Gillian Rose (2001), and Fabian Holt (2011) in the field of multimodal analysis help to understand how the interplay between sound and image reinforces the artist’s message and intensifies the audience’s emotional reception. The analysis demonstrates that Poetas de Karaoke is more than a musical product: it stands as a multimodal space of symbolic intervention, where image, sound, and word construct an aesthetic of identity, orality, and cultural resistance.
Designação do Departamento: Departamento de Sociologia
Designação do grau: Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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