Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/35158
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBarros, Rúben Alexandre Silva-
dc.contributor.authorSousa, Cláudia Sofia Dias de-
dc.date.accessioned2025-09-15T13:34:40Z-
dc.date.issued2024-11-11-
dc.date.submitted2024-09-
dc.identifier.citationSousa, C. S. D. de. (2024). Conceção de um "Balanced Scorecard": Estudo de caso para a Cartões, S.A. [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/35158por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/35158-
dc.description.abstractVivencia-se um período de grandes desafios para as organizações, marcado pela permanente incerteza e por rápidas transformações da envolvente. Neste contexto altamente instável, um elemento que se torna crucial para a manutenção da competitividade das organizações é as práticas de Controlo de Gestão. Os Sistemas de Controlo de Gestão são um conjunto de ferramentas, procedimentos e técnicas que as empresas utilizam para monitorizar as suas ações e garantir o alinhamento com os seus objetivos estratégicos. Estes sistemas são essenciais, pois permitem um planeamento eficaz, ajudam na tomada de decisão e na avaliação do desempenho. A empresa em estudo tem enfrentado desafios culturais que este projeto visa mitigar ao oferecer uma ferramenta clara e estruturada para orientar e alinhar a estratégia organizacional, promovendo maior coesão entre os colaboradores. Neste sentido, este projeto tem como propósito conceber um Balanced Scorecard para uma entidade que fabrica e personaliza cartões. A metodologia adotada foi um estudo qualitativo, com base na análise de um estudo de caso com carácter intervencionista, recorrendo a entrevistas semiestruturadas a colaboradores e chefias da organização, à análise documental e à observação direta como principais fontes de recolha de evidências. Os resultados permitiram identificar os principais objetivos estratégicos e a melhor forma de apresentá-los à gestão, contribuindo para o acompanhamento e monitorização do desempenho. Este projeto visa ainda fornecer uma contribuição prática com a possibilidade de implementação do modelo desenvolvido na organização.por
dc.description.abstractWe are experiencing a period of great challenges for organizations, marked by uncertainty and fast transformations in the environment. In this highly unstable context, one crucial element for maintaining the competitiveness of organizations is Management Control practices. Management Control Systems are a set of tools, procedures, and techniques that companies use to monitor their actions and ensure alignment with their strategic objectives. These systems are essential as they allow effective planning, support decision-making, and help in performance evaluation. The company has faced cultural challenges that this project aims to address by providing a clear and structured tool to guide and align the organizational strategy, promoting greater cohesion among employees. The purpose of this project is to design a Balanced Scorecard for an entity that manufactures and personalizes cards. The methodology adopted was a qualitative approach, based on a interventionist case study analysis, using semi-structured interviews with employees and managers of the organization, document analysis and direct observation as the main sources of evidence gathering. The results allowed the identification of the company's main strategic goals and the best way to present them to the management team, contributing to better performance monitoring and tracking. This project also aims to provide a practical contribution with the possibility of implementing the developed BSC in the organization.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsembargoedAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectSistemas de Controlo de Gestão (SCG)por
dc.subjectGestão estratégicapor
dc.subjectRendimento -- Performancepor
dc.subjectBalanced Scorecard --por
dc.subjectControlopor
dc.subjectManagement Control Systems (MCS)por
dc.titleConceção de um "Balanced Scorecard": Estudo de caso para a Cartões, S.A.por
dc.typedoctoralThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203756339por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestãopor
dc.date.embargo2026-11-11-
iscte.subject.odsEnergias renováveis e acessíveispor
iscte.subject.odsTrabalho digno e crescimento económicopor
iscte.subject.odsAção climáticapor
dc.subject.jelM40por
dc.subject.jelM41por
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economics-
thesis.degree.departmentDepartamento de Marketing, Operações e Gestão Geralpor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_claudia_dias_sousa.pdf
  Restricted Access
1,37 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons