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http://hdl.handle.net/10071/35141
Autoria: | Cabeto, Paulo João |
Orientação: | Calado, Alexandre |
Data: | 17-Jul-2025 |
Título próprio: | Integração de expressões culturais no processo educativo angolano: Um olhar ao contexto malanjino |
Referência bibliográfica: | Cabeto, P. J. (2025). Integração de expressões culturais no processo educativo angolano: Um olhar ao contexto malanjino [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/35141 |
Palavras-chave: | Expressões culturais Cultura local -- Local culture Educação -- Education Cultural expressions Angola |
Resumo: | A presente dissertação teve como objetivo central estudar os fatores que contribuem ou limitam a integração de expressões culturais no processo educativo angolano, tomando como objeto empírico duas escolas do I Ciclo do Ensino Secundário, localizadas em Malanje, Angola. A investigação revela-se particularmente pertinente na medida que incide sobre um dos aspetos estruturantes das desigualdades sociais e culturais no ambiente educativo angolano. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, de natureza exploratória. Recolheu-se os dados empíricos com recurso a entrevistas semiestruturadas dirigidas ao diretor do Gabinete Municipal da Educação de Malanje, aos gestores escolares e aos professores das duas escolas, posteriormente, analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados evidenciam que, no contexto malanjino, a cultura local ocupa um lugar marginal no quotidiano escolar, sendo inserida de forma esporádica, simbólica e dependente da vontade individual dos agentes educativos. Do ponto de vista prático, a pesquisa contribui para o alargamento do debate sobre a relação entre cultura e educação em Angola, assim como para a identificação do "modus operandi" da gestão escolar pública e público-privada, mapeando práticas pedagógicas e administrativas que possibilitam a articulação entre a cultura local e o projeto pedagógico das escolas. The present dissertation aimed to study the factors that either contribute to or limit the integration of cultural expressions into the Angolan educational process, using as its empirical object two lower secondary schools located in Malanje, Angola. The research is particularly relevant as it focuses on one of the structural aspects of social and cultural inequalities within the Angolan educational environment. The study adopts a qualitative, exploratory approach. Empirical data were collected through semi-structured interviews conducted with the Director of the Municipal Education Office of Malanje, school administrators, and teachers from both schools. The data were subsequently analyzed using content analysis techniques. The results show that, in the context of Malanje, local culture occupies a marginal place in the daily school routine, being incorporated sporadically, symbolically, and depending on the individual will of educational agents. From a practical standpoint, the research contributes to expanding the debate on the relationship between culture and education in Angola, as well as identifying the modus operandi of both public and public-private school management, mapping pedagogical and administrative practices that enable the articulation between local culture and the schools’ pedagogical projects. |
Designação do Departamento: | Departamento de Sociologia |
Designação do grau: | Mestrado em Sociologia |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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