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http://hdl.handle.net/10071/35081
Autoria: | Xiaofang Zhang |
Orientação: | Teixeira, Nuno Alexandre dos Reis |
Data: | 9-Jun-2025 |
Título próprio: | Business plan of ZD interactive company offline murder mystery game store |
Referência bibliográfica: | Xiaofang zhang (2025). Business plan of ZD interactive company offline murder mystery game store [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/35081 |
Palavras-chave: | Immersive games Plano de negócio -- Business plan Interactive entertainment Jogos imersivos Entretenimento interativo |
Resumo: | With the rapid growth of immersive entertainment, traditional forms of leisure are being replaced by more interactive experiences. Murder mystery games, in particular, have surged in popularity, especially in the post-pandemic era, driven by a growing demand for social, interactive entertainment. As VR and AI technologies advance, they present new opportunities for enhancing the immersion and interactivity of these games. However, integrating these technologies into narrative structures presents challenges, particularly in how textual elements can amplify the overall gaming experience.
This business plan outlines a strategy to integrate VR and AI into murder mystery games to drive enhanced player immersion and market competitiveness. By leveraging VR's capacity to create fully immersive environments and AI's ability to tailor gameplay experiences, the plan details a comprehensive market analysis, technology integration roadmap, and revenue model. The goal is to transform traditional gaming narratives into
engaging, interactive experiences that boost player satisfaction and create new opportunities within the gaming industry.
The methodology incorporates a mixed-methods approach, combining literature review, semi-structured interviews, surveys, and participant observation to gather data from players and owners. Key findings reveal that while technology enhances the immersive experience, challenges remain in maintaining narrative complexity and player engagement across diverse demographics.
The project provides robust evidence - demonstrated by increased player engagement and potential revenue growth - that these technological enhancements can significantly boost market competitiveness. In doing so, our study offers essential insights for game developers and researchers at the intersection of technology, narrative, and player immersion in interactive entertainment. Com o rápido crescimento do entretenimento imersivo, as formas tradicionais de lazer estão sendo gradualmente substituídas por experiências mais interativas. Os jogos de mistério de assassinato, em particular, aumentaram em popularidade, especialmente no período póspandemia, impulsionados pela crescente demanda por entretenimento social e interativo. À medida que as tecnologias de RV e IA avançam, elas apresentam novas oportunidades para aprimorar a imersão e a interatividade desses jogos. No entanto, integrar essas tecnologias nas estruturas narrativas apresenta desafios, particularmente em como os elementos textuais podem amplificar a experiência geral do jogo. Este plano de negócios descreve uma estratégia para integrar RV e IA em jogos de mistério, com o objetivo de aumentar a imersão dos jogadores e a competitividade no mercado. Ao aproveitar a capacidade da RV de criar ambientes totalmente imersivos e a habilidade da IA de personalizar as experiências de jogo, o plano detalha uma análise de mercado abrangente, um roteiro de integração tecnológica e um modelo de receita. A meta é transformar narrativas de jogos tradicionais em experiências envolventes e interativas que aumentem a satisfação dos jogadores e criem novas oportunidades na indústria de jogos. A metodologia adota uma abordagem de métodos mistos, combinando revisão de literatura, entrevistas semiestruturadas, pesquisas e observação participante para coletar dados de jogadores e proprietários. As principais descobertas revelam que, embora a tecnologia amplie a experiência imersiva, ainda existem desafios em manter a complexidade narrativa e o engajamento dos jogadores em diferentes demografias. O projeto fornece evidências robustas - demonstradas pelo aumento do engajamento dos jogadores e pelo potencial de crescimento da receita - de que essas melhorias tecnológicas podem aumentar significativamente a competitividade no mercado. Assim, nosso estudo oferece insights essenciais para desenvolvedores de jogos e pesquisadores que atuam na interseção entre tecnologia, narrativa e imersão dos jogadores no entretenimento interativo. |
Designação do Departamento: | Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral |
Designação do grau: | Mestrado em Gestão Aplicada |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Restrito |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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