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dc.contributor.authorAndrade, Jaqueline-
dc.contributor.authorSantiago, Alina Gonçalves-
dc.date.accessioned2025-08-26T10:40:07Z-
dc.date.available2025-08-26T10:40:07Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationAndrade, J. & Santiago, A. G. (2025). O esperançar da cidade educadora. CIDADES, Comunidades e Territórios, (49), 224-238. https://doi.org/10.15847/cct.33922por
dc.identifier.issn2182-3030por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/35026-
dc.description.abstractNossa compreensão do processo socioeducativo vai além da escola e da família, incluindo dimensões como educação não-formal e informal. A interação entre essas dimensões forma uma trama complexa de educação, sendo a cidade o cenário principal das práticas pedagógicas. A cidade proporciona oportunidades educativas diversas, impulsionando o desenvolvimento cidadão por meio da interação social, do conhecimento do território e do fortalecimento do senso de pertencimento e identidade coletiva. Este estudo tem como objetivo analisar como a cidade atua como agente educador na formação do cidadão. Utilizando uma abordagem multimétodos, procuramos compreender as relações entre as dimensões educacionais, explorando as potencialidades e limitações nos bairros de Monte Serrat e Campeche, em Florianópolis. Os estudos de caso destacam as oportunidades de aprendizagem, evidenciando a influência educativa da cidade. Contudo, identificamos desafios a serem superados, como a falta de espaços públicos adequados para crianças e adolescentes, a segregação socioespacial e a necessidade de garantir a participação plena da comunidade. A criação de ambientes inclusivos e a promoção da educação formal, não-formal e informal emergem como essenciais para uma cidade educadora efetiva. Em síntese, este estudo lança luz sobre a relevância da cidade como agente educador, destacando a necessidade de superar desafios para promover uma educação integral e inclusiva. Os resultados ressaltam a importância de ações que incentivem a participação de todos os membros da comunidade, visando a construção de uma cidade verdadeiramente educadora.por
dc.description.abstractOur understanding of the socio-educative process goes beyond the school and the family, including non-formal and informal dimensions. The interaction between these dimensions creates a complex net of education, where the city is the main scenario of pedagogical practices. The urban space provides a diversity of educational opportunities, fostering the development of citizens through social interaction, awareness of territory and reinforcement of belonging and collective identity. This research aims to analyze how the city acts as educating agent in citizen formation. Using a multi-method approach, we seek to comprehend the relation between educational dimensions by exploring the potentialities and limitations of Monte Serrat and Campeche communities, in Florianópolis. The case studies reveal the learning opportunities, highlighting the impact of the city in education. However, some challenges have been identified, as the lack of proper urban spaces for kids and teenagers, socio-spatial segregation and the need for broader community participation. The constitution of inclusive environments and the development of formal, non-formal and informal education emerge as essential for an effective educating city. Summarily, this research sheds light on the value of the city as an educational agent, emphasizing the need to overcome challenges to promote a whole and inclusive education. The achievements reinforce the importance of actions that encourage participation of all community members, towards the construction of genuine educating cities.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherDINÂMIA'CET-Isctepor
dc.relationUIDB/03127/2020por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCidade educadorapor
dc.subjectFormação cidadãpor
dc.subjectEducação urbanísticapor
dc.subjectEducating citypor
dc.subjectCitizen formationpor
dc.subjectUrban educationpor
dc.titleO esperançar da cidade educadorapor
dc.title.alternativeTo hope in the educating citypor
dc.typearticlepor
dc.pagination224-238por
dc.peerreviewedyespor
dc.number49por
degois.publication.titleCIDADES, Comunidades e Territórios-
dc.description.versionpublicadapor
dc.identifier.doi10.15847/cct.33922por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologiapor
iscte.journalCIDADES, Comunidades e Territóriospor
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