Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/34939
Autoria: Astakhova, Polina
Orientação: Afonso, Luís Urbano de Oliveira
Data: 28-Mai-2025
Título próprio: Ivan Morozov and Sergei Shchukin: Two Russian patrons and collectors of modern French ar
Referência bibliográfica: Astakhova, Polina (2025). Ivan Morozov and Sergei Shchukin: Two Russian patrons and collectors of modern French ar [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/34939
Palavras-chave: Impressionismo -- impressionism
Art collecting
Mecenato -- Patronage
Sergei Shchukin
Ivan Morozov
Art world
Colecionismo de arte
Mundo de arte
Resumo: The collections of Sergei Shchukin and Ivan Morozov as an object of the research were not chosen by chance. I have always been amazed by the zeal and talent with which these collections were created in a rather traditional Russian Empire of the late 19th and early 20th centuries. Coming to the Pushkin Museum and State Hermitage Museum, visitors have a unique opportunity to admire the beauty of carefully collected masterpieces by well-known, prominent artists such as Henri Matisse, Claude Monet, Pierre-Auguste Renoir, Alfred Sisley, Paul Gauguin, Paul Cézanne and even Pablo Picasso. How did it happen that Sergei Shchukin and Ivan Morozov, descendants from merchant families, discovered the gift of an art collector? How did Sergei Shchukin and Ivan Morozov manage to collect so many famous paintings of French Impressionist art in the patriarchal, conservative Russian Empire? To answer these questions, I conducted an in-depth analysis based on the available data, which were presented in academic publications, books, websites, articles. Bit by bit, material was collected about the personal lives of Sergei Shchukin and Ivan Morozov, their hobbies and contributions to the family business. One of the goals of this research is to trace the evolution of Shchukin and Morozov taste of art collecting, follow their path of the formation of collections through the prism of political, economic, social and cultural changes in the country. It is also essential to demonstrate the internationally recognized status of Shchukin and Morozov collections of works of art.
As coleções de Sergei Shchukin e Ivan Morozov como objeto da pesquisa não foram escolhidas por acaso. Sempre me surpreendi o zelo e o talento com que estas coleções foram criadas no Império Russo, num país bastante tradicional do final do século 19 e início do século 20. Chegando ao Museu Pushkin e ao Museu Hermitage do Estado, os visitantes têm uma oportunidade única de admirar a beleza das obras-primas cuidadosamente recolhidas por artistas bem conhecidos e destacados, como Henri Matisse, Claude Monet, Pierre-Auguste Renoir, Alfred Sisley, Paul Gauguin, Paul Cézanne e até Pablo Picasso. Como aconteceu que Sergei Shchukin e Ivan Morozov, descendentes de famílias de comerciantes, descobriram o dom de um colecionador de arte? Como Sergei Shchukin e Ivan Morozov conseguiram colecionar tantas pinturas famosas de arte impressionista francesa no patriarcal e conservador Império Russo? Para responder a estas questões, realizei uma análise aprofundada com base nos dados disponíveis, que foram apresentados em publicações académicas, livros, sites, artigos. Pouco a pouco, o material foi coletado sobre a vida pessoal de Sergei Shchukin e Ivan Morozov, os seus passatempos e contribuições para os negócios da família. Um dos objetivos desta investigação é traçar a evolução de Shchukin e Morozov gosto de coleta de arte, seguir o caminho da formação destas coleções através do prisma das mudanças políticas, econômicas sociais e culturais no país. Também é essencial demonstrar o estatuto internacionalmente reconhecido das coleções de obras de arte de Shchukin e Morozov.
Designação do Departamento: Departamento de História
Designação do grau: Mestrado em História da Arte
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_polina_astakhova.pdf2,43 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons